Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Huckleberry Finn proibido em escola por causa da palavra 'nigger'

Livro de Mark Twain será retirado do programa de ensino de uma escola da Filadélfia por causa da linguagem.

Huckleberry Finn proibido em escola por causa da palavra 'nigger'
Notícias ao Minuto

17:00 - 14/12/15 por Notícias Ao Minuto

Cultura Filadélfia

As Aventuras de Huckleberry Finn’, o mítico livro de Mark Twain, foi retirado do programa de ensino de uma escola em Filadélfia, nos Estados Unidos, depois de a administração decidir que “os custos para a comunidade que advém da leitura deste livro no 11º ano são maiores que os benefícios literários”, avança o The Guardian.

O livro fala de Huckleberry Finn, personagem saída de ‘As Aventuras de Tom Sawyer’, um menino que foge do pai alcoólico fingindo a própria morte e que, pelo caminho, conhece um escravo fugitivo chamado Jim.

Embora o livro tenha sido proibido pela primeira vez em 1885, em Massachusetts, por causa da temática “apenas apropriada para bairros de lata”, agora a razão por detrás da proibição é o uso da palavra ‘nigger’ (‘preto’), que aparece cerca de 200 vezes na versão original do livro.

“Eu não creio que estejamos a fazer censura. Acredito, sim, que isto é uma oportunidade para a escola tomar uma atitude e para ouvir os alunos”, afirmou o diretor da escola, acrescentando que foram estes quem se queixou do uso “pouco inclusivo” da palavra na obra de Mark Twain.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório