Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Obra com inéditos de autores da Orpheu entre as novidades da Babel

Uma obra sobre a revista Orpheu, com inéditos de Fernando Pessoa, um novo livro de Mónica Baldaque e dois títulos de Agustina Bessa-Luís são algumas das novidades do Grupo Babel, a editar até ao final do ano.

Obra com inéditos de autores da Orpheu entre as novidades da Babel
Notícias ao Minuto

12:01 - 27/08/15 por Lusa

Cultura Editorial

No âmbito do centenário da publicação do primeiro número da revista Orpheu, que se comemora este ano, é publicado em setembro 'Os caminhos de Orpheu', obra que resulta da exposição patente na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, e que revela "factos pouco conhecidos e estabelece elos que ajudam a compreender o que foi e o que é a Orpheu", segundo comunicado do grupo editorial.

Esta obra inclui "material inédito" de Amadeo de Sousa-Cardoso, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Eduardo Lourenço, e conta ainda com textos dos ensaístas, investigadores ou artistas Richard Zenith, Arnaldo Saraiva, Ana Rita Palmeirim, Claudia J.Fischer, Nuno Júdice, Fernando Cabral Martins, Santa-Rita Pintor, Ruy Coelho, Marta Soares e Anabela Almeida.

De Agustina Bessa-Luís, no último trimestre, é reeditado o romance 'Eugénia e Silvina', uma "história de poder e ambição", na coleção Opera Omnia, e publicado o volume 'Crónica da manhã', na coleção 'Contemplações'. Este título reúne 23 crónicas apresentadas pela escritora, de 06 de outubro de 1979 a 23 de fevereiro de 1979, num programa matinal da RDP.

Segundo fonte editorial, "as crónicas estão transcritas e datadas conforme os manuscritos, não tendo sido possível detetar, em todas elas, a data correspondente à emissão".

O Grupo Babel conta editar, em setembro, o novo conto de Mónica Baldaque, 'Raiz vermelha do amor'. Segundo a mesma fonte, neste conto "procura-se o encontro do passado com o presente, num diálogo de paisagens físicas e humanas, imóveis no tempo, na sua unidade original".

Também em setembro é publicado 'Beijo técnico e outras histórias', de Fernando Venâncio, um conjunto de "histórias curtas, não raro curtíssimas, outras nem por isso, enigmáticas e desafiadores", adiantou à Lusa a mesma fonte.

Em setembro ainda, com a chancela da Verbo, saem dois títulos infanto-juvenis, 'Mais um estranho na Escola', que inicia a coleção 'Crescer e aprender', e 'Onde dormem os reis? Uma visita ao panteão', que inaugura a coleção 'Património em conto pequeno', ambos de autoria de Alexandre Honrado e ilustrações de Susana Matos.

A 'História do livro e filologia', de Artur Anselmo, atual presidente da Academia de Ciências de Lisboa, é publicada no último trimestre de 2015, e "dá a conhecer a ata de atribuição do prémio [Antero de Quental, em 1934] à obra 'Mensagem', de Pessoa, e que continuava inédita".

De Jorge de Sena (1919-1978) é publicado 'Antigas e novas andanças do demónio', livro em que são reeditados os dois primeiros volumes de contos do autor, editados, respetivamente, em 1960 e 1966.

Também no último trimestre é publicado o novo livro de Diogo Ramada Curto, autor distinguido no ano passado com o Prémio P.E.N. Clube na área de Ensaio, e que se intitula 'História política da cultura escrita'.

O historiador desenvolve o ensaio a partir da questão "Quais os usos políticos a que foi sujeita a produção da escrita em Portugal e no império", e afirma que se encontra "uma falta de autonomia das práticas da escrita em relação aos poderes políticos",

Na área da História é reeditado o 13.º volume da História de Portugal, de Joaquim Veríssimo Serrão. Outra reedição é a do livro 'A consciência nacional portuguesa', de Martim Albuquerque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório