Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Castelo e fortificações classificados como monumento nacional

A Câmara de Castelo de Vide congratulou-se hoje com o anúncio de abertura do procedimento de ampliação da classificação do castelo da vila e das suas fortificações medievais e modernas como monumento nacional.

Castelo e fortificações classificados como monumento nacional
Notícias ao Minuto

17:11 - 21/08/15 por Lusa

Cultura Castelo de Vide

De acordo com anúncio 199/2015, publicado em Diário da República esta semana, a classificação vai abranger todo o castelo, incluindo as fortificações medievais e modernas em Castelo de Vide e nas freguesias de Santa Maria da Devesa, São João Batista e Santiago Maior.

"A Câmara de Castelo de Vide congratula-se pelo facto de a Direção-Geral do Património Cultural ter clarificado esta situação que era dúbia", disse hoje à agência Lusa o presidente do município, António Pita.

De acordo com o autarca, o castelo e as suas muralhas tinham sido classificadas em 1910 como monumento nacional, mas era "entendimento" do município que esta classificação era " bastante redutora".

"Com esta nova classificação, significa que não só o castelo como também todo o sistema abaluartado e todas as outras muralhas, construídas já no período da idade moderna, passarão a estar classificados", disse.

O castelo desta sede de concelho alentejana, no distrito de Portalegre, vai acolher, "em breve", a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, espaço que pretende reunir o acervo do capitão de Abril.

Para António Pita, a classificação de todo o espaço traduz-se numa "mais-valia" para a instalação da futura Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

Entre as peças que fazem parte do espólio a instalar no museu, figura o "célebre" megafone com que, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o então capitão intimou Marcello Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia.

O espaço museológico vai também exibir o uniforme e o 'quico' que Salgueiro Maia envergava nesse dia (25 de Abril de 1974), entre outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares pertencentes ao militar.

O museu vai acolher ainda um espaço com cartazes, fotografias e uma coleção de miniaturas de carros de combate (a sua especialidade como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório