Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Governo nomeia António Gomes de Pinho para administração da Fundação Vieira da Silva

O jurista António Gomes de Pinho foi nomeado representante do Estado na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva (FASVS), em Lisboa, em substituição de Manuel Pinho, que pediu a demissão, indica esta quarta-feira o Diário da República (DR).

Governo nomeia António Gomes de Pinho para administração da Fundação Vieira da Silva
Notícias ao Minuto

13:42 - 30/01/13 por Lusa

Cultura Jurista

No DR de hoje é publicado um despacho assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, indicando que o Governo aceitou a demissão apresentada pelo anterior presidente da FASVS, o ex-ministro da Economia Manuel Pinho.

Nos termos dos estatutos da Fundação Vieira da Silva, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 149/90, o conselho de administração desta instituição é composto por cinco ou sete membros, sendo um deles designado pelo membro do Governo responsável pela área da cultura como administrador representante do Estado.

Em substituição de Manuel Pinho, o secretário de Estado da Cultura nomeou, como representante do Estado naquela entidade, com efeitos a partir de hoje, o jurista António Gomes de Pinho, consultor internacional na área de estratégia e assuntos corporativos.

Gomes de Pinho é presidente do Conselho de Administração da PORTGÁS - Concessionária de Distribuição de Gás Nacional no Norte, e membro da administração de várias empresas nos sectores da energia e turismo.

É também presidente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, na qual foi administrador e presidente de 1995 a 2009, e membro do Conselho Geral da Fundação Inês de Castro.

Também é membro do Conselho de Sustentabilidade da EDP e integra o Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

Foi presidente do Grupo Parlamentar do CDS e vice-presidente do mesmo partido.

Contactada pela agência Lusa, a directora da do museu da entidade, Marina Bairrão Ruivo, disse que esta nomeação "representa a continuação da aposta do Estado na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva".

No Conselho de Administração da Fundação, composto por representantes de todos os fundadores, estão ainda João Corrêa Nunes (vice-presidente, representante da Fundação Cidade de Lisboa), Luís dos Santos Ferro (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e Maria Nobre Franco (Câmara Municipal de Lisboa).

Fazem ainda parte, em cooptação do Conselho de Patronos, Raquel Henriques da Silva, Vera Nobre da Costa e Jean-François Jaeger.

O representante do Estado tem vindo a assumir a presidência da entidade, como foi o caso de Manuel Pinho, mas são os representantes que irão decidir a eleição do presidente.

O Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, gerido pela Fundação, foi inaugurado a 3 de Novembro de 1994, e o seu acervo cobre um vasto período da produção de pintura e desenho do casal: de 1911 a 1985, para Arpad Szenes, e de 1926 a 1986, para Maria Helena Vieira da Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório