Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Edgar Martins, Macilau e Pauliana Pimentel na Trienal de Fotografia

Os artistas Edgar Martins, Mário Macilau e Pauliana Valente Pimentel vão participar na Trienal de Fotografia de Hamburgo, na Alemanha, a partir de 18 de junho, anunciou hoje o Festival Encontros da Imagem de Braga.

Edgar Martins, Macilau e Pauliana Pimentel na Trienal de Fotografia
Notícias ao Minuto

18:29 - 08/06/15 por Lusa

Cultura Hamburgo

De acordo com a mesma fonte, os Encontros da Imagem vão levar obras dos três artistas à Trienal de Fotografia de Hamburgo, que decorre até 28 de junho naquela cidade alemã, numa edição dedicada ao tema "O Futuro".

A Trienal de Fotografia de Hamburgo realiza-se a cada três anos, desde 1999, como iniciativa do fotógrafo e colecionador F.C. Gundlach, juntamente com museus, instituições culturais, galerias e outras organizações locais.

Edgar Martins irá apresentar a exposição "The Poetic Impossibility to Manage the Infinite" (2014) - que já apresentou em Londres e em Lisboa -, com base num projeto de levantamento fotográfico relacionado com a atividade da Agência Espacial Europeia.

Em 2012, Edgar Martins recebeu uma autorização da Agência para viajar por 20 locais diferentes - desde o Reino Unido, na Holanda, França, Alemanha, Espanha, Rússia, Cazaquistão e a Guiana Francesa - e fotografar instalações de acesso restrito.

Martins entrou em centros de teste, departamentos e robótica, simuladores de espaço, laboratórios, plataformas de lançamento, centros de treino de astronautas e oficinas de montagem de satélites, locais de visita muito restrita.

Do moçambicano Mário Macilau estará em Hamburgo o trabalho "Moments of Transition", sobre identidade e cultura do seu país, que vive ainda a mistura, por exemplo, de roupas dos estilos mais atuais com estilos mais tradicionais.

Pauliana Valente Pimentel irá apresentar a exposição "Quel Pedra", nome crioulo para "Aquela Pedra", uma pedra que se encontra no bairro de Font Flip, no Mindelo, Ilha de São Vicente, em Cabo Verde, onde, segundo a lenda, quem se senta numa certa pedra transforma-se em homossexual.

Este projeto foi inspirado pela ideia de transformação e transformismo para representar uma comunidade que é geralmente descriminada e alvo de exclusão e preconceito.

Este ano, o Festival Internacional Encontros da Imagem de Braga tem como tema "Power & Illusion" e irá realizar-se de 25 de setembro e 31 de outubro.

"Num tempo em que as lutas pelo poder tendem a ser cada vez mais acesas, ao mesmo tempo que a imagem adquire uma força inesperada, é tempo de refrescar a consciência política e, ao mesmo tempo, trazer um novo tipo de audiência, demonstrando o poder que a imagem tem de cativar e iludir", sustenta a organização do festival num comunicado sobre a edição deste ano.

AG // MAG

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório