Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Roubada uma primeira edição de 'Cem anos de solidão'

Um exemplar de uma primeira edição do romance "Cem anos de solidão", do escritor colombiano Gabriel García Marquez, foi roubado no sábado na Feira do Livro de Bogotá, na Colômbia.

Roubada uma primeira edição de 'Cem anos de solidão'
Notícias ao Minuto

06:15 - 04/05/15 por Lusa

Cultura Feira do Livro

O livro, autografado por García Marquez, tinha sido emprestado por um livreiro para integrar a exposição central da feira, dedicada a Macondo, a aldeia imaginária criada por aquele autor para servir de cenário a "Cem anos de solidão".

A organização deu pela falta do livro no sábado, tendo confirmado depois oficialmente o roubo da obra e iniciado uma investigação para averiguar o caso.

"Cem anos de solidão", um dos mais conhecidos romances de García Marquez e da literatura latino-americana, foi publicado pela primeira vez em 1967 pela Editorial Sudamericana de Buenos Aires.

Em homenagem ao escritor colombiano, Nobel da Literatura em 1982 e que morreu a 17 de abril de 2014, a Feira do Livro de Bogotá dedicou um pavilhão em exclusivo ao autor.

O pavilhão contou com instalações artísticas e atividades culturais, tendo como mote o romance "Cem anos de solidão" e a história da família Buendía-Iguarán, no cenário de Macondo, a localidade fictícia inspirada em Aracataca, onde o escritor nasceu.

A Feira do Livro de Bogotá (FILbo), na qual Portugal foi país convidado em 2013, termina hoje, segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório