Esta é a primeira vez que Portugal acolhe o encontro internacional ‘The child and the book conference’, organizado por um comité internacional de estudiosos, que acontece há cerca de dez anos, em cidades diferentes.
A 11.ª conferência internacional decorrerá até sábado, na Universidade de Aveiro, e os debates e apresentação de artigos científicos debruçam-se sobre a literatura para a infância e juventude, que versa sobre assuntos considerados "fraturantes e disruptivos".
"Sempre que procurava informação sobre estes temas encontrava uma lacuna e, por isso, propus o tema para o encontro. É uma das tendências mais recentes na abordagem da literatura infantil e queríamos discutir isso", afirmou à agência Lusa a investigadora Ana Margarida Ramos, que propôs o tema ao comité internacional.
Nesta conferência estão previstos painéis de apresentação de mais de 60 artigos de investigação sobre géneros e públicos, autores e ilustradores, sobre trabalho gráfico e editorial, tendo em conta temas como a violência, a guerra, a morte, a homossexualidade, as migrações, o exílio, a igualdade de género e a negligência afetiva.
Estarão presentes investigadores e especialistas de várias universidades do Reino Unido, Espanha, Alemanha, Brasil, Israel, Austrália ou Itália e também de Portugal.
Os escritores Richard Zimler, Ana Saldanha, Isabel Minhós Martins assim como a ilustradora Madalena Matoso também participam na conferência.
Segundo Ana Margarida Ramos, a realização destas conferências internacionais, em particular em Portugal, representa uma certa "legitimação desta literatura [para a infância e juventude] no contexto geral" e tem por objetivo valorizar os livros para crianças como objetos de estudo científico.