Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

‘O Gato das Botas’ sobe quarta-feira à cena em Lisboa

A ópera ‘O Gato das Botas’, de Xavier Montsalvatge, sobe quarta-feira à cena, no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), em Lisboa, com encenação de Emilio Sagi e direcção musical de João Paulo Santos.

‘O Gato das Botas’ sobe quarta-feira à cena em Lisboa
Notícias ao Minuto

17:13 - 17/12/12 por Lusa

Cultura Ópera

Esta ópera, numa versão do compositor César Viana, cantada em português, é destinada ao público infantil e estará em cena, no palco lírico lisboeta, na quarta e quinta-feira, às 20h00, e nos próximos sábado e domingo, às 16h00.

O elenco é constituído por Ana Franco, no papel de gato, João Merino, no de moleiro, Bárbara Barradas, como princesa, Diogo Oliveira, na personagem de rei, e João Oliveira, na de ogre,

A ópera, em um ato e cinco cenas, com libreto de Néstor Luján, segundo o conto homónimo de Charles Perrault, foi composta por Xavier Montsalvatge na década de 1940.

Com pouco mais de uma hora, a ópera conta, segundo João Paulo Santos, com "momentos poéticos, sérios, de ballet, duetos, árias e momentos descritivos".

‘O Gato das Botas’, segundo comunicado do TNSC, foi “um grande êxito em Dezembro do ano passado, no Teatro Camões”, também em Lisboa.

À semelhança de 2011, no TNSC é agora retomada a produção apresentada no Teatro Real de Madrid, em 2005, com cenografia e figurinos da designer de moda Agatha Ruiz de la Prada.

Cada récita conta com “uma orquestra de câmara, com cerca de 20 elementos, com instrumentistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa”, e ainda com quatro bailarinos, de acordo com o comunicado do teatro.

O catalão Xavier Montsalvatge (1912-2002) “atingiu uma posição proeminente na música espanhola, com o êxito internacional das suas ‘Cinco Canciones Negras’ (1945), ainda hoje a sua obra mais apreciada”, afirma Sérgio Azevedo, numa nota que acompanha o programa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório