Meteorologia

  • 18 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 21º

Reapareceram duas pinturas que tinham desaparecido do museu Kunsthaus

Duas pequenas pinturas que tinham desaparecido em 2023 da Kunsthaus, em Zurique, reapareceram em circunstâncias ainda por determinar, revelou hoje o museu suíço.

Reapareceram duas pinturas que tinham desaparecido do museu Kunsthaus
Notícias ao Minuto

22:52 - 26/05/24 por Lusa

Cultura Suíça

Por estar em curso uma investigação policial ao caso, o museu suíço apenas anunciou hoje que as duas obras reapareceram em bom estado e em breve poderão voltar a ser expostas ao público.

Em causa estão duas obras de colecionadores privados que desapareceram da Kunsthaus em 2023: Uma pintura de Robert van den Hoecke, do século XVII, e uma natureza morta de Dirck de Bray, de 1673.

O museu calcula que as duas pinturas tenham desaparecido durante um processo de limpeza e restauro de cerca de 700 obras, na sequência de um incêndio que deflagrou no museu em agosto de 2022.

O caso na altura causou alarme e preocupação, porque a maioria das pinturas e esculturas do acervo deste museu são doações ou empréstimos a título permanente.

A Kunsthaus tem cerca de um milhar de obras de arte na exposição permanente, de uma coleção com 4.000 pinturas e esculturas e cerca de 95.000 obras gráficas, desde o século XIII até à atualidade.

Leia Também: Zelensky convida presidente dos EUA e China para Cimeira de Paz na Suíça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório