Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Zelensky convida presidente dos EUA e China para Cimeira de Paz na Suíça

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convidou hoje os homólogos dos Estados Unidos, Joe Biden, e chinês, Xi Jinping, a participarem numa cimeira de paz a realizar em Lucerna (centro da Suíça) em 15 e 16 de junho.

Zelensky convida presidente dos EUA e China para Cimeira de Paz na Suíça
Notícias ao Minuto

10:42 - 26/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Apelo aos líderes mundiais (...), ao Presidente Biden, líder dos Estados Unidos, e ao Presidente Xi, líder da China (...): por favor, apoiem a cimeira de paz com a vossa liderança e participação", disse Zelensky numa mensagem de vídeo.

A Suíça enviou convites a mais de 160 delegações, mas a Rússia não foi convidada "nesta fase", de acordo com o portal do Governo helvético dedicado ao evento no início de maio.

Os convidados incluem membros do G7, do G20, dos BRICS, muitos outros países de todos os continentes, bem como a UE, três organizações internacionais (ONU, OSCE e Conselho da Europa) e dois representantes do mundo religioso (o Vaticano e o Patriarca Ecuménico de Constantinopla).

A Rússia, que lançou a sua invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, fez saber - com duras críticas - que não está interessada em participar nesta conferência.

O Kremlin deixou claro em várias ocasiões que não participaria em quaisquer negociações se Kyiv não aceitasse a anexação pela Rússia dos cerca de 20% do território ucraniano que ocupa atualmente.

O Presidente Zelensky afirmou hoje que "mais de 80 países confirmaram a sua participação".

Leia Também: Zelensky? Marcelo não comenta 'vinda' (e tem outra visita para 3.ª-feira)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório