Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 24º

Cancioneiro mirandês enriquecido com novo disco 'Manantial' de Lúria

A dupla Lúria apresentou o seu primeiro disco de originais, 'Manantial', composto por nove temas que fazem parte do cancioneiro tradicional da Terra de Miranda e ao qual acrescem sonoridades mais atuais e instrumentos de orquestra.

Cancioneiro mirandês enriquecido com novo disco 'Manantial' de Lúria
Notícias ao Minuto

17:05 - 02/04/24 por Lusa

Cultura Música

Em declarações hoje à Lusa, Abílio Topa, um dos membros deste duo, disse que se trata de uma experiência musical onde são conjugados vários instrumentos de orquestra com as sonoridades da música tradicional mirandesa, como é caso da gaita-de-foles, a flauta pastoril, a caixa e o bombo.

"Tentamos fazer uma experiência musical com instrumentos fora da tradição mirandesa como o violino, trompas, trompetes, contrabaixos, entre outros que fazem as ligações mais tradicionais. O objetivo passa por criar melodias dentro do cancioneiro tradicional da Terra de Miranda, para que este não se perca", explicou o também estudioso da língua e música de raiz mirandesa.

Os Lúria são um duo que integra Abílio e Ângela Topa (pai e filha), e que entram numa fase de experiência musical que tem como base o cancioneiro tradicional, que deu origem a este novo trabalho discográfico com o nome de 'Manantial'.

"Para que a nossa música mirandesa se mantenha viva para o futuro é necessário renovar, e o disco 'Manantial' pode ser um começo desta renovação", explicou.

Lúria, em mirandês, é uma corda com que se aperta a carga do carro de bois.

O disco 'Manantial' foi gravado no estúdio Quarta Vaga, com produção de Lino Lobão e com a participação musical de Lino Lobão, Catarina Lobão e Firmino Almeida.

O disco é apresentado em suporte físico e nas plataformas digitais.

Leia Também: Slow J e Pedro Mafama são os mais nomeados nos PLAY

Recomendados para si

;
Campo obrigatório