Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Estreias e 50 anos de Abril nas propostas do Dia Mundial do Teatro

Estreias, visitas guiadas a palcos e bastidores, récitas de entrada livre, homenagens, evocações de Abril e um protesto constam das centenas de atividades anunciadas para hoje, Dia Mundial do Teatro, em Portugal, por todo o país.

Estreias e 50 anos de Abril nas propostas do Dia Mundial do Teatro
Notícias ao Minuto

09:08 - 27/03/24 por Lusa

Cultura Dia Mundial Teatro

Bertolt Brecht, David Mamet, Federico García Lorca, Tankred Dorst são alguns dos dramaturgos em cena em diferentes localidades, enquanto atores como Rui Mendes, em Lisboa, e Ruy de Carvalho, em Viseu, são homenageados, e as estreias se estendem de Norte a Sul.


O Teatro Nacional S. João, no Porto, abre portas ao ensaio de "Fado Alexandrino", a partir de António Lobo Antunes, e o Nacional D. Maria celebra 'O teatro que Abril abriu', no Capitólio, em Lisboa, iniciando o ciclo 'Abril Abriu' que se estende até julho, com 18 espetáculos, por vários espaços da cidade.

Em Vila Real, a companhia Filandorra - Teatro do Nordeste assinala o Dia Mundial com 'O cutelo do Adão', uma atuação de protesto ao ainda ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, pela escassez de apoios nos concursos bienais da Direção-Geral das Artes.

A companhia Momento - Artistas Independentes, em Vila Nova de Famalicão, estreia 'Eu sou Lorca', a partir de 'Assim que passarem cinco anos', do poeta e dramaturgo andaluz, para pensar o que é ser artista durante um regime ditatorial e sobre a liberdade nas artes.

O Teatro Experimental de Cascais estreia 'Últimos remorsos antes do esquecimento', de Jean-Luc Lagarce, com encenação de Elmano Sancho. Em Alverca, a Cegada faz a primeira representação de 'A recusa de Bartleby', a partir de Herman Melville, com adaptação de Ricardo Cabaça.

Em Lisboa, há estreias no Teatro Aberto ('Uma vida no teatro', de David Mamet), e no Teatro Armando Cortez, pela Companhia da Esquina ('Terror e miséria no III Reich', de Brecht). A receita deste espetáculo reverte para a Apoiarte -- Casa do Artista, que organiza um almoço com cerca de duas centenas de artistas. No S. Luiz Teatro Municipal haverá sessão gratuita de 'Fedra (não é de pedra)', peça de Martim Pedroso estreada na véspera.

Ainda em Lisboa, a Freguesia de Santo António, que abrange o Parque Mayer, inaugura a inscrição do nome de mais 33 personalidades do teatro, na calçada da Praça da Alegria, que passa agora a contar com 112. Entre os novos homenageados está o ator Rui Mendes, com mais de 60 anos de carreira.

No Porto, o Teatro Carlos Alberto, acolhe as leituras encenadas 'Crepúsculo', do projeto 'Theatre for Democracy', que congrega "inquietações de quatro jovens dramaturgos europeus": Francesca Lancelotti ('Outdefining'), Gurshad Shaheman ('A maré sobe"', Stuer Dhaenens & Vanden Broecke ('Rexit!') e Denise Duncan ('93 Metros de Comprimento)'.

A Seiva Trupe irá homenagear um dos seus fundadores, o ator António Reis, que morreu em 2022, apresentar o novo 'síte' e a peça 'Noite de solidão no capim', de Castro Guedes.

Em Braga, no Theatro Circo, a CTB - Companhia de Teatro de Braga irá debater 'Para que serve o teatro?', e apresentar 'Anfiteatro', de Heinrich Von Kleist, enquanto em Viseu, é inaugurada a exposição 'Retratos contados de Ruy de Carvalho', na Casa da Ribeira, com o homenageado.

Em Coimbra, O Teatrão dá continuidade a um programa de visitas guiadas, através de sítios de resistência à ditadura do Estado Novo na cidade, "onde as flores da Revolução começaram a ser semeadas".

No Fundão, a Este - Estação Teatral celebra o dia com '2+2=5', a partir de '1984' de George Orwell.

O Teatro das Beiras, da Covilhã, apresenta 'A grande imprecação diante das muralhas da cidade', do alemão Tankred Dorst, na Casa da Cultura de Seia.

O Teatro do Noroeste -- Centro Dramático de Viana assina a tradução portuguesa da mensagem do Dia Mundial do Teatro, este ano escrita pelo Nobel da Literatura Jon Fosse, que reconhece na arte a expressão da paz, contra todas as guerras: "A guerra e a arte são opostas, tal como a guerra e a paz são opostas -- é tão simples quanto isto. Arte é paz."

Leia Também: 25 Abril. Álbum de José Mário Branco em escuta no Coliseu do Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório