Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Nazaré Clássica com três concertos na edição primavera

A iniciativa 'Nazaré Clássica', edição Primavera, vai decorrer nesta vila do distrito de Leiria, de 29 de fevereiro a 14 de março, com três concertos de entrada livre.

Nazaré Clássica com três concertos na edição primavera
Notícias ao Minuto

16:19 - 23/02/24 por Lusa

Cultura Concerto

O festival, com direção artística e curadoria do maestro Adelino Mota, contará com três apresentações no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, visando, segundo a Câmara da Nazaré, "a promoção da formação de públicos e do gosto pela música clássica".

O programa inicia-se na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, com um recital de canto e piano, que junta Sara Gonçalves (voz) e Francisco Sassetti (piano).

A soprano, licenciada em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa, participou como solista nas óperas "Eloise", de Karl Jenkins (1999), "L'Ivrogne Corrigé" (2001) e "Orfeu e Euridice" (2009), ambas de C.W. Gluck, "A Vingança da Cigana", de António Leal Moreira (2004 e 2005), "Dido e Eneias", de Henry Purcell (2008), e na oratória "Stabat Mater", de Pergolesi.

Licenciou-se também em Psicologia e divide a vida profissional entre as duas áreas, sendo psicóloga clínica e psicoterapeuta, em contexto privado, e cantora em diversos projetos, como os concertos para bebés (no Oceanário de Lisboa e no Palácio de Monserrate, em Sintra), e animações de época do século XVIII, pelo Serviço Educativo do Palácio Nacional de Queluz.

Francisco Sassetti iniciou a carreira de concertista em 1988, tendo-se apresentado por todo o país e, ainda, em Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Estados Unidos e Uruguai.

Tem desenvolvido uma carreira de pianista acompanhador e gravou, por diversas vezes, para a Antena2 e ainda com Ute Lemper, para o filme francês "Aurelien". Gravou também diversos álbuns/CD, dos quais destaca "Home", o seu primeiro disco de músicas originais para piano solo.

Os concertos, que acontecem sempre à quinta-feira, prosseguem no dia 07 de março com o Sexteto Limbar, composto por Luís Marto (flauta), Maria Rita Carneiro (oboé), Beatriz Castro (clarinete), Miriam Cunha (fagote), Ivan Branco (trompa) e Afonso Salazar (piano).

O ciclo encerra a 14 de março, com uma viagem musical por "Corda a Corda", um espetáculo que cruza a tradição musical portuguesa e a musica erudita, contando com as participações de Luís Marques (guitarra portuguesa), Ricardo Martins (guitarra clássica) e Filipe de Moura (tenor).

"Juntos, estes três músicos talentosos exploram a fusão de tradição e inovação, oferecendo uma performance que não celebra apenas a herança musical portuguesa, mas também a reinventa para um público contemporâneo" pode ler-se na sinopse do espetáculo.

Todos os concertos têm inicio às 21:30, com entrada livre.

Leia Também: Cansei de Ser Sexy com dois concertos em Portugal este ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório