Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

'ARTTRAIL': Quando a arte inspira um projeto de realidade virtual

Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e da Escola Superior de Media Artes e Design juntaram-se ao Museu Atkinson para criar 'ARTTRAIL', um projeto de realidade virtual que se inspira em obras da exposição 'The Dynamic Eye', da Tate Collection.

'ARTTRAIL': Quando a arte inspira um projeto de realidade virtual
Notícias ao Minuto

20:53 - 15/11/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Exposição

O Museu Atkinson, situado no espaço WOW, em Vila Nova de Gaia, juntou-se a estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e da Escola Superior de Media Artes e Design, pela primeira vez, para criar o projeto imersivo 'ARTTRAIL', "com a missão de reforçar a ligação entre o mundo académico e a arte".

Inspirados em sete obras da exposição 'The Dynamic Eye: Beyond Optical and Kinetic Art', em colaboração com a Tate Collection, os intervenientes criaram experiências de realidade virtual que "incentivam a fusão do mundo físico com o digital através de um código QR", conforme se lê em comunicado.

"Este projeto colaborativo oferece interpretações inesperadas e experimentais destas obras, combinando formas de arte tradicionais e contemporâneas. Através de um código QR, apenas disponível no museu, é possível explorar e interagir com a exposição num plano mais dinâmico, repleto de diferentes cores, luzes e formas", explica ainda o Museu Atkinson.

Entre as obras da coleção Tate que inspiraram este projeto está a 'Sphere Bleue', do artista argentino Julio Le Parc, "cuja instalação tridimensional pretende simular um cenário apocalíptico, representando uma 'batalha' entre a peça de Julio Le Parc e a estátua de Infante Dom Henrique". O resultado deste embate é "um conjunto de estilhaços azuis, que se distribuem de forma surpreendente pelo espaço virtual".

Também a peça 'Banya', do artista Victor Vasarely, em que a reinterpretação digital "permite viajar pelo interior da peça, graças a um conjunto de personagens que ganham vida e viajam pelo espaço", faz parte da exposição, tal como "a experiência de realidade aumentada baseada na obra 'Creature-Maquette (320)', da artista Lygia Clark", que "combina elementos geométricos com a reutilização de materiais descartáveis, fruto de pistas lançadas pela artista".

A exposição pode ser visitada todos os dias da semana, entre as 10h00 e as 18h00. Está patente até 19 de novembro.

Leia Também: Óculos de realidade virtual devolvem a tetraplégico emoções da escalada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório