Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Festival Internacional de Teatro e Artes para Infância regressa a Santarém

Dez peças de teatro preenchem a programação do 18.º Festival Internacional de Teatro e Artes Para a Infância e Juventude (FITIJ/FITAIJ), que regressa a Santarém de 3 a 8 de outubro.

Festival Internacional de Teatro e Artes para Infância regressa a Santarém
Notícias ao Minuto

14:27 - 28/09/23 por Lusa

Cultura FITIJ/FITAIJ

No segundo ano de ausência do fundador do certame, Carlos Oliveira (1948---2021), conhecido por "Chona", a edição deste ano do FITIJ/FITAIJ destaca a performance, pela primeira vez, de um 'clown' (palhaço) no interior da montra de uma loja do centro histórico de Santarém, com o enquadramento de gigantones e uma tocadora de harpa, que decorrerá a 07 de outubro.

Com grupos oriundos de cinco países da América do sul e Europa - Argentina, Espanha, França, Itália e Portugal -, o certame continuará a usar os espaços da calçada em frente à Santa Casa da Misericórdia, do Convento de S. Francisco, da Praça Cónego Formigão, regressando ainda ao Largo do Seminário, acrescenta um comunicado da organização.

Quanto a espetáculos em sala convencional, a organização do festival realça dois, num dos quais se "evidenciam as mãos como linguagem para a compreensão", e outro em que "a conhecida história do Capuchinho Vermelho é contada de forma resumida e com linguagem estética de muita criatividade".

"O nabo gigante", pelo coletivo Partículas Elementares, com duas sessões (10:30 e 14:30), no Teatro Sá da Bandeira, abre o certame, no dia 03, seguindo-se mais duas sessões, à mesma hora, no dia seguinte. No mesmo local e no mesmo dia, pelas 21:30, haverá cinema, numa parceria com o Cineclube de Santarém, enquanto à mesma hora, no Círculo Cultural Scalabitano, o Centro Dramático Bernardo Santareno apresentará "Kluedo".

No dia 05, na Calçada junto à Santa Casa da Misericórdia, o português Enano Clown representará "Red chocolat/Chocolate vermelho".

A 06 de outubro, os italianos do Creactivi Musicali vão ao Círculo Cultural Scalabotano com o espetáculo "U.M.A.NI.TÀ \ HU.MA.NOS", "um olhar amoroso, poético e irónico das vidas humanas vistas através dos personagens criados pela mente de Jacopo", segundo a programação.

No mesmo dia, os portugueses do Teatro Plage apresentam "Capuchinho/Teatro para crianças e famílias", no Teatro Sá da Bandeira, e Enano Clown leva "Rec chocolat/chocolate vermelho" ao Largo do Seminário.

"EnXamula", animação de rua para famílias, com gigantones e jogos tradicionais, e "(Com)sumo de laranja", pela Nuvem Voadora, no Largo do Seminário, os Manos Argentina Arriba Las Hu, com "Um butón em mi cabeza/Um botão na minha cabeça", no Museu Diocesano, "Capuchinho", e ainda o Teatro Plage, no Sá da Bandeira, constam do programa do dia 07.

"We connect the world\Conectando o mundo", um espetáculo de acrobacia de rua pelos francesaes do Surprise Effect, e "Homos Ignis", um espetáculo de fogo pelos portugueses Human´Art e Infinitum Anima, completam o programa deste penúltimo dia do certame.

Para o último dia, 08 de outubro, as propostas são "Titiriscópio", pelo Teatro Lambe Lambe, "Somos sempre três", pelo Circo Tremoças, "Um butón em mi cabeza" e "Palhaços Veto", pelo Teatro Oficina.

Um 'workshop' de artes plásticas para crianças e jovens, uma oficina de marioneta e uma exposição constam ainda do programa do festival que mantém a parceria com escolas da região, como a de Almeirim e de Fazendas de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Leiria.

Leia Também: Dezenas de artistas celebram músico Pedro Gonçalves no palco do São Luiz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório