Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Mimicat vence Festival da Canção e leva 'Ai Coração' a Liverpool

A artista vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em Liverpool, no Reino Unido.

Mimicat vence Festival da Canção e leva 'Ai Coração' a Liverpool
Notícias ao Minuto

00:38 - 12/03/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Festival da Canção

A cantora Mimicat venceu, este sábado, o Festival da Canção 2023, emitido pela RTP, tornando-se assim a representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

As duas semifinais estão marcadas para 9 e 11 de maio, e a grande final para o dia 13. Mimicat e 'Ai Coração, a canção vencedora de hoje, vão subir ao palco na primeira semifinal.

O 1.º lugar foi decidido pelo público já que, numa primeira fase, na votação regional, Edmundo Inácio e Mimicat ficaram empatados, com 66 pontos.

Numa série de entrevista dadas pelos participantes do Festival da Canção ao Notícias ao Minuto, Marisa Isabel Lopes Mena - como é menos conhecida -, confessou que estar no concurso era “um sonho de criança. A artista, de 38 anos, definiu ainda ‘Ai Coração’ como “uma comédia dramática”, que fala sobre “a ansiedade de não saber lidar com a incerteza de se ser correspondido ou não”. 

Enquanto recebia o prémio e fazia os agradecimentos, claramente emocionada, Mimicat frisou que "ninguém sabia" quem ela era e que se considerava uma 'underdog'. "Esta canção é para todos os 'underdogs' que andam por aí a tentar ter uma oportunidade há séculos e não conseguem. Muito obrigada", atirou.

O tema foi entregue como candidatura de livre submissão "no prazo limite". "Estava a terminar as gravações do disco novo e recebi o e-mail a informar que estava a terminar o prazo. Devo ter enviado no último dia. Mas não tinha expectativas de ser escolhida. É um tema com uma carga cómico-dramática muito grande, tem um ritmo frenético e acaba por contagiar as pessoas. Tem sido muito bem recebido a nível nacional e internacional, e já está com bastante 'airplay'", já tinha contado.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema 'Amar pelos dois', interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.

[Notícia atualizada às 00h51]

Leia Também: Representante de Portugal na Eurovisão é escolhido hoje. Recorde os temas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório