Marcelo recorda Luís Lucas: "Ator fundamental do teatro e cinema"

O Presidente da República manifestou hoje pesar pela morte de Luís Lucas, lembrando-o como um "ator fundamental mas discreto do teatro e cinema portugueses" e sublinhando a sua ligação a "projetos e autores determinantes no último meio século".

marcelo rebelo de sousa

© FILIPE AMORIM/AFP via Getty Images

Lusa
25/08/2025 15:32 ‧ há 3 horas por Lusa

Cultura

Óbito/Luís Lucas

"Ator fundamental mas discreto do teatro e cinema portugueses, Luís Lucas esteve ligado a muitos projetos e autores determinantes no último meio século, como A Comuna, de que foi fundador, o Teatro da Graça, a Cornucópia, os Artistas Unidos, Manoel de Oliveira, José Álvaro Morais ou Jorge Silva Melo", escreveu Marcelo Rebelo de Sousa numa nota publicada na página da Presidência.

 

O Presidente da República sublinhou a formação do ator, em teatro, "marcada pelos cursos de Ariane Mnouchkine e o trabalho como assistente de Patrice Chéreau e Jean Jourdheuil" e recordou o seu papel em filmes como 'Passagem ou A Meio do Caminho', 'Dina e Django' e 'O Bobo', que considera "retrato vívidos e assombrados de uma geração e de uma sensibilidade".

Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o ator "conjugava a sua intensidade, a ameaça ou o desassossego e uma afabilidade melancólica muito sua", dirigindo à família de Luís Lucas o seu pesar e homenagem.

Luís Lucas, um dos fundadores da Comuna - Teatro de Pesquisa, morreu aos 73 anos, anunciou no domingo a Academia Portuguesa de Cinema, numa publicação na rede social Facebook.

"É com a maior tristeza que damos a notícia da partida do ator Luís Lucas, querido membro da Academia Portuguesa de Cinema", lê-se na nota.

Nascido em 16 de junho de 1952, em Lisboa, Luís Lucas contou com mais de quatro décadas de carreira, tendo passado pelo teatro, cinema e televisão.

O velório do ator Luís Lucas decorre a partir das 17h30 de hoje na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o funeral acontece na terça-feira de manhã, disse hoje à agência Lusa fonte próxima do ator.

O funeral será precedido por uma missa, pelas 11h00, acrescentou a mesma fonte.

A Academia Portuguesa de Cinema destacou o "legado" e a "marca indelével" deixados pelo ator no panorama artístico português, referindo ainda que será lembrado por colegas de profissão e público pela "sua generosidade, humor, a seriedade profissional e a capacidade de transitar, com igual excelência, entre o drama mais denso e a comédia mais leve".

Luís Lucas formou-se no Conservatório Nacional e foi um dos membros fundadores do grupo Comuna - Teatro de Pesquisa, tendo passado por diversas companhias de teatro como a Cornucópia, Cómicos, Teatro da Graça, entre outros.

Leia Também: Morte de Luís Lucas. Conhecidas as datas e local das cerimónias fúnebres

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas