Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Programa de curtas-metragens 'Les Nuits en Or' chega este mês a Lisboa

Mais de trinta curtas-metragens premiadas em todo o mundo vão ser exibidas na próxima semana no cinema São Jorge, em Lisboa, no programa 'Les Nuits en Or', revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.

Programa de curtas-metragens 'Les Nuits en Or' chega este mês a Lisboa
Notícias ao Minuto

12:55 - 01/07/22 por Lusa

Cultura Cinema

O programa 'Les Nuits en Or' é uma iniciativa anual da Academia Francesa de Cinema destinada a mostrar alguns dos filmes premiados por academias de outros países e, entre os cerca de trinta filmes selecionados, está 'Moço', de Bernardo Lopes.

Este programa é exibido em itinerância em várias cidades europeias, como Paris, Madrid, Bruxelas e Atenas, chegando a Lisboa nos dias 07 e 08 de julho, com exibição no cinema São Jorge.

Segundo a Academia Portuguesa de Cinema, ao todo são 34 filmes premiados, de 35 realizadores, de 32 países, escolhidos por mais de trinta academias de cinema de todo o mundo.

O 'Les Nuits en Or' pretende ser "uma divulgação da cinematografia mundial diversa, com a descoberta de novos cineastas e um intercâmbio entre culturas", reforça a academia.

Entre as curtas a exibir está 'Moço', de Bernardo Lopes, que venceu dois prémios da Academia Portuguesa de Cinema em 2021: o prémio Sophia de melhor curta-metragem de ficção e o prémio Nico, de revelação.

O filme de Bernardo Lopes, sobre um rapaz que decide não voltar a casa, a braços com a infidelidade da mãe e a ausência do pai, foi rodado no Algarve e produzido pela Fado Filmes e a Promenade, sendo protagonizado pelo ator Tomás Andrade.

'The Windshield Wiper', de Alberto Mielgo e Leo Sanchez, premiado nos Óscares, 'Mama', de Pablo de la China, distinguido com o Goya de melhor curta documental, 'Filhas de Lavadeiras', de Edileuza Penha, Grande Prémio do Cinema Brasileiro, em 2021, e 'Bullmastiff', de Anastasiya Bukovska, eleito a melhor curta-metragem pela Academia de Cinema Ucraniana, estão entre as obras escolhidas.

Leia Também: 'Ares de Verão' transformam ruas de Braga em palcos de cultura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório