Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Figueira de Castelo Rodrigo promove 'Semana do Livro e das Artes'

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai promover entre os dias 20 e 25 a "Semana do Livro e das Artes" para fomentar "hábitos de leitura nas famílias e na população em geral".

Figueira de Castelo Rodrigo promove 'Semana do Livro e das Artes'
Notícias ao Minuto

09:21 - 12/04/22 por Lusa

Cultura Leitura

Segundo a autarquia, na programação da iniciativa que irá decorrer na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, também está contemplada a celebração do 48.º aniversário do 25 de Abril.

"A 'Semana do Livro e das Artes' de Figueira de Castelo Rodrigo apresenta-se como um evento multicultural e artístico de referência, tendo como objetivo o desenvolvimento de hábitos de leitura nas famílias e na população em geral, contribuindo para o aumento dos níveis de literacia no concelho, bem como a aproximação das pessoas às diversas formas de artes inseridas no cartaz, criando oportunidades, fomentando um contacto direto dos cidadãos com os diversos tipos de arte", referiu a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

De acordo com a nota, o evento contempla a realização de uma Feira do Livro, que vai funcionar diariamente na Casa da Cultura, e atividades diversificadas como encontros com escritores, apresentações de livros, teatro, arte urbana, fado, ateliês de pintura e um concurso de poesia.

Para dia 21, entre as 10:00 e as 14:00, no auditório da Casa da Cultura, está marcado um encontro dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário com o escritor José Rodrigues.

No dia 23, às 15:00, na Biblioteca Municipal, realiza-se a atividade "A Bagagem do Viajante", uma conversa com Elsa Ligeiro, baseada nas crónicas de José Saramago.

Segue-se pelas 15:30, também na Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro "Pensar o Interior", da autoria de Dulcineia Catarina Moura, natural da Guarda, com doutoramento em Economia pela Universidade da Beira Interior e coordenadora executiva da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa (que tem como associados os municípios de Penamacor, Sabugal, Almeida, Pinhel, Trancoso, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo).

Para dia 24, às 15:30, na Casa da Cultura, está marcada a realização da primeira edição do concurso "Escreve um Poema ...".

A "Semana do Livro e das Artes" de Figueira de Castelo Rodrigo termina no dia 25, com um programa que inclui uma sessão comemorativa do 48.º aniversário do 25 de Abril (10:45, Salão Nobre da Câmara Municipal), uma visita à pintura mural "Liberdade" (por Desy Ysed, 16:30) e o espetáculo "Primeira Vez", comédia de improviso com Telmo Ramalho, Pedro Luzindro e Pedro Miguel Silva (17:00, auditório da Casa da Cultura).

O presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, considerou que a iniciativa "é um forte chamariz cultural para a população" e para quem visita o território, "criando raízes para o futuro".

"É preciso trazer cultura para o interior, desconstruir a arte e demonstrar as suas diversas vertentes, sendo um papel fulcral dos municípios criar essas dinâmicas", afirmou o autarca.

A inauguração da "Semana do Livro e das Artes" está agendada para as 18:00 do dia 20, na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo.

Leia Também: Ensino Superior e Cultura em falha com o Plano Nacional de Leitura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório