Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Mindelact levou teatro a 5 mil pessoas em Cabo Verde em dez dias

Cerca de 5.000 pessoas assistiram aos espetáculos da 27.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Cabo Verde (Mindelact), que terminou na segunda-feira, revelou hoje a organização, assumindo que ultrapassou as expectativas.

Mindelact levou teatro a 5 mil pessoas em Cabo Verde em dez dias
Notícias ao Minuto

13:52 - 18/11/21 por Lusa

Cultura Cabo Verde

Esta edição do Mindelact envolveu 67 espetáculos de 05 a 15 de novembro, entre as ilhas de São Vicente e de Santiago, que voltaram a ter a lotação máxima, pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, além de um teatro radiofónico.

De acordo com presidente da associação Mindelact, João Branco, a programação da edição deste ano, designada "esperança", contou com espetáculos de 14 países, incluindo Portugal, sendo que "muitos em estreia mundial" e com artistas de três continentes, tendo chegado a cerca de 5.000 espetadores, entre os palcos principais, no Mindelo, e a extensão na Praia.

"Ultrapassámos o que eram os nossos objetivos iniciais", afirmou João Branco, em declarações à Lusa, assumindo que a retoma do festival no pós-pandemia foi um sucesso, resultando de uma aposta "forte" neste período de crise económica e sanitária.

"Estamos a sair de um período muito difícil, porque estamos em contexto pandémico, e a entrar noutro período difícil, porque, como sabemos, estamos numa crise económica difícil, apesar de se sentir em vários aspetos a recuperação, principalmente com a abertura do turismo", disse.

Na hora do balanço, o presidente da associação Mindelact reconheceu ainda os problemas logísticos que o festival teve de ultrapassar nesta edição: "Ressentiu-se de duas formas substanciais, sobretudo na logística: uma pelo preço das passagens, muito caras, o que torna difícil trazer gente para cá e levar os artistas para a Praia, em companhia, que monopoliza também o trajeto. O outro problema é que um dos setores que temos tido bastante apoio tem sido na componente do alojamento e este ano toda a gente que trabalha no setor hoteleiro teve o negócio fechado durante dois anos e foi muito difícil conseguir parcerias neste setor".

Considerado uma referência nos festivais de teatro entre os países africanos de língua oficial portuguesa, a edição de 2021 do Mindelact teve o "alto patrocínio" da Câmara Municipal de São Vicente, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal.

Ao mesmo tempo, João Branco garante que empresas as públicas e privadas passaram a "contribuir com o que foi possível" para fazer acontecer esta edição.

"Mais uma vez o Mindelact resulta da soma de muito boas pequenas vontades, pequenas não no sentido de desvalorizar", realçou o presidente da associação e encenador.

Tendo em conta todas estas circunstâncias, João Branco garante que foi um festival "extraordinário", com 67 espetáculos em 10 dias nas cidades do Mindelo e da Praia, com apresentações em palcos, nas rádios e espaços digitais, onde o encerramento "impressionou" até os mais experientes.

"É importante sublinhar que não se pode falar desta edição sem falar do último dia do Mindelact, que fechou a sua programação com um espetáculo único e devo dizer que já vi muita coisa na minha vida, no domínio das artes e dos espetáculos e o espetáculo 'CV Matrix 46', que encerrou o Mindelact, foi dos melhores espetáculos que já vi na vida. Foi uma apresentação verdadeiramente extraordinária da companhia 'Raiz di Polon' que foi realizada, montada justamente para este dia para a comemoração dos seus trinta anos", apontou, João Branco, considerando que este espetáculo correspondeu com a imagem que foi a edição "esperança" deste ano.

"Foi uma edição que nos criou um vazio muito grande por causa da falta que a Samira [ativista cultural e colaboradora do festival, que morreu este ano com covid-19] nos fez, mas ao mesmo tempo abriu luzes de esperança para o futuro. Já anunciamos que 2022 o festival Mindelact será o ano da celebração", concluiu.

O pré anúncio, de acordo com o presidente, pressupõe que a edição "esperança" conseguiu cumprir a sua missão e criar uma onda de otimismo e ousadia para as novas edições.

Leia Também: Cabo Verde vai rever Código Laboral para melhorar produtividade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório