Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Artistas portugueses e franceses juntos em exposição em Lisboa

O Instituto Francês de Portugal (IFP) inaugura na sexta-feira em Lisboa uma exposição com trabalhos de artistas urbanos portugueses e franceses, que estará patente durante um ano e marca o arranque da programação cultural deste ano daquela instituição.

Artistas portugueses e franceses juntos em exposição em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:58 - 06/03/14 por Lusa

Cultura Arte urbana

‘Hors les Murs’ (em português ‘Fora dos Muros’) junta trabalhos dos portugueses Alexandre Farto, que assina como Vhils, e Miguel Januário, responsável pelo projeto maismenos, e dos franceses Olivier Kosta-Théfaine e Remed.

"A ideia é ter esta exposição como base para o resto da programação do IFP, que este ano é dedicada às culturas urbanas", adiantou à Lusa a adida cultural do instituto Chloé Siganos.

Este "pontapé de saída" da programação cultural deste ano é composto por "obras novas" que os artistas prepararam para o IFP.

"[As obras] foram concebidas, inventadas, para esta exposição", disse Chloé Siganos, acrescentando que algumas "são pintadas diretamente nas paredes".

Alexandre Farto é mais conhecido por esculpir rostos em paredes, para esta exposição, adiantou Chloé Siganos, tem trabalhado com cartazes. Já Miguel Januário tem estado a trabalhar com tecidos.

Ambos têm um passado ligado ao graffiti, mas foram desenvolvendo outras técnicas, tal como o francês Olivier Kosta-Théfaine. Já Remed, começou a pintar no espaço intimista do seu ateliê e passou depois para as ruas.

A curadoria da mostra, que estará patente até 07 de março de 2015, é da responsabilidade do projeto Underdogs, que tem como responsáveis a dupla franco-portuguesa Pauline Foessel e Alexandre Farto.

Chloé Siganos adiantou à Lusa que a programação cultural do IFP para este ano inclui, entre outros, a exibição de filmes, concertos, exposições e a festa da francofonia.

"A ideia é trabalhar sobre a urbanidade, a integração, no sentido lato do termo", referiu.

O IFP situa-se no número 91 da Avenida Luís Bívar, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório