Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

'EU no musEu', o programa para pessoas com défice cognitivo e demência

Projeto 'Eu no musEu' celebra 10 anos de existência.

'EU no musEu', o programa para pessoas com défice cognitivo e demência
Notícias ao Minuto

14:13 - 21/09/21 por Melissa Lopes

Cultura Coimbra

O programa 'EU no musEU', um projeto pioneiro em Portugal criado pelo Museu Nacional de Machado de Castro de Coimbra e já replicado em Viseu pelo Museu Nacional Grão Vasco e pelo Museu da Misericórdia, em parceria com a Alzheimer Portugal, celebra o seu 10.º aniversário este ano.

A proposta cultural do 'Eu no musEU' destina-se a pessoas com défice cognitivo e demência e aos seus cuidadores. As sessões exclusivas a estes públicos arrancam esta terça-feira, data em que se assinala o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, e têm continuidade depois numa segunda-feira em cada mês.

O objetivo é "promover a saúde mental e o enriquecimento cultural destas pessoas (...) servindo-se de metodologias de estimulação cognitiva que têm a obra de arte como meio de comunicação da matriz cultural e pessoal", explica a organização numa nota enviada ao Notícias ao Minuto. 

Na sua trajetória de 10 anos de atividade, destaca a nota,  o programa EU no musEU é referenciado como "boa prática" em manuais de associações culturais e em relatórios governamentais de direitos humanos, tendo sido distinguido com diversos prémios nas áreas da acessibilidade intelectual e social e do envelhecimento.

Os objetivos futuros passam por divulgar e transferir este programa para outros museus nacionais e trabalhar a proposta da zona Centro como "região friendly para a Doença de Alzheimer". 

Leia Também: Cultura do Norte reedita dois volumes do cancioneiro mirandês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório