O programa 'EU no musEU', um projeto pioneiro em Portugal criado pelo Museu Nacional de Machado de Castro de Coimbra e já replicado em Viseu pelo Museu Nacional Grão Vasco e pelo Museu da Misericórdia, em parceria com a Alzheimer Portugal, celebra o seu 10.º aniversário este ano.
A proposta cultural do 'Eu no musEU' destina-se a pessoas com défice cognitivo e demência e aos seus cuidadores. As sessões exclusivas a estes públicos arrancam esta terça-feira, data em que se assinala o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, e têm continuidade depois numa segunda-feira em cada mês.
O objetivo é "promover a saúde mental e o enriquecimento cultural destas pessoas (...) servindo-se de metodologias de estimulação cognitiva que têm a obra de arte como meio de comunicação da matriz cultural e pessoal", explica a organização numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.
Na sua trajetória de 10 anos de atividade, destaca a nota, o programa EU no musEU é referenciado como "boa prática" em manuais de associações culturais e em relatórios governamentais de direitos humanos, tendo sido distinguido com diversos prémios nas áreas da acessibilidade intelectual e social e do envelhecimento.
Os objetivos futuros passam por divulgar e transferir este programa para outros museus nacionais e trabalhar a proposta da zona Centro como "região friendly para a Doença de Alzheimer".
Leia Também: Cultura do Norte reedita dois volumes do cancioneiro mirandês