Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Ópera 'Il Tabarro' de Puccini sobe ao palco com Elisabete Matos

A ópera em um ato 'Il Tabarro', de Puccini, sobe hoje a cena, em versão de concerto, no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, com Elisabete Matos, a atual diretora artística, no principal papel feminino.

Ópera 'Il Tabarro' de Puccini sobe ao palco com Elisabete Matos
Notícias ao Minuto

09:30 - 18/05/21 por Lusa

Cultura Teatro S. Carlos

A soprano Elisabete de Matos estreia-se como Giorgetta, num elenco que conta com Kiril Manolov e Marco Berti. A Orquestra Sinfónica Portuguesa é dirigida pelo maestro convidado principal Antonio Pirolli.

"Toda a obra está permeada de simbologia ligada à ideia de fim - do dia, do verão, do amor, do casamento, do envelhecimento, e da vida, com um cadáver que se oculta num capote que era antes objeto do calor familiar", assinala o Teatro de S. Carlos, na folha de apresentação da obra.

Na primeira década do século XX, Puccini concretizou o plano de compor um conjunto de três óperas, num só ato, a serem apresentadas de seguida, no que constituiria "O Tríptico", e que viria a estrear em 1918, na Metropolitan Opera House, em Nova Iorque.

O resultado foi 'Il Tabarro', 'Suor Angelica' e 'Gianni Schicchi', "recorrendo ao figurino de uma identidade comum, o fio condutor a uni-las", que é uma morte, "um crime passional, um suicídio e um ardil em torno do testamento de um defunto, respetivamente".

O elenco de 'Il Tabarro' completa-se com Luísa de Freitas, Marco Alves dos Santos, José Corvelo, Bruno Almeida e Susana Vieira.

O papel agora assumido por Elisabete Matos teve, em anos mais recentes, intérpretes de referência como Teresa Stratas, Mirella Freni e Renata Tebaldi.

A ópera regressa ao palco do S. Carlos na próxima quinta-feira e no sábado.

'Il Tabarro', concluída em 1916, estreou-se no Teatro de São Carlos em 1955, integrada em 'Il Trittico', o mesmo ano em que o teatro lírico português apresentou pela primeira vez 'La Fanciulla del West', segundo a lista de estreias publicadas em 'Pensar É Morrer ou O Teatro de São Carlos na Mudança de Sistemas Socio-Económicos desde Fins do Século XVIII', de Mário Vieira de Carvalho.

Leia Também: 'Raspadinha' do Património disponível a partir de hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório