Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Filmes 'Nomadland' e 'Rocks' são os mais nomeados para os BAFTA

Os filmes 'Nomadland', de Chloé Zhao, e 'Rocks', de Sara Gavron, lideram as nomeações para os BAFTA, os prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, que serão entregues em abril, foi hoje anunciado.

Filmes 'Nomadland' e 'Rocks' são os mais nomeados para os BAFTA
Notícias ao Minuto

16:29 - 09/03/21 por Lusa

Cultura Cinema

Tanto 'Nomadland - Sobreviver na América' como 'Rocks' somam sete nomeações para os BAFTA, mas apenas o filme de Chloé Zhao, que tem recebido vários prémios nas últimas semanas, está nas categorias de Melhor Realização e Melhor Filme.

'Nomadland - Sobreviver na América', terceira longa-metragem de Chloé Zhao, acompanha Fern (a atriz Frances McDormand), uma mulher que decide abandonar a vida convencional na cidade, atingida por uma crise económica, para ser nómada, numa carrinha.

O filme, que obteve os Globos de Ouro de melhor drama e melhor realização, está indicado ainda para os BAFTA de melhor fotografia, argumento adaptado e atriz principal, entre outros.

Sarah Gavron está indicada para o BAFTA de Melhor Realização, mas 'Rocks' não está na categoria de Melhor Filme. Foi selecionado para a categoria de Melhor Filme Britânico.

'Rocks' é um drama sobre uma adolescente que passa a viver na rua com o irmão mais novo, depois de ambos terem sido abandonados pela mãe.

No ano passado, a academia britânica foi criticada por só ter nomeado homens para a categoria de Melhor Realização e por ter deixado de fora atores e atrizes negras nos prémios de representação, admitindo na altura a falta de diversidade, aparentemente colmatada este ano.

Bukky Bakray ('Rocks'), Radha Blank ('The Forty-Year-Old Version'), Vanessa Kirby ('Pieces of a Woman'), Frances McDormand, Wunmi Mosaku ('His House') e Alfre Woodard ('Clemecy') estão indicadas para o BAFTA de melhor atriz.

Na categoria masculina, estão nomeados Riz Ahmed ('Sound of Metal'), Chadwick Boseman ('Ma Rainey: A mãe do blues'), Adarsh Gourav ('O tigre branco'), Anthony Hopkins ('The Father'), Mads Mikkelsen ('Another round') e Tahar Rahim ('The Mauritanian').

Para o BAFTA de Melhor Realização - dominado por mulheres - estão indicados Thomas Vinterberg ('Another Round'), Shannon Murphy ('Babyteeth'), Lee Isaac Chung ('Minari'), Jasmila Zbanic ('Quo Vadis, Aida?') e as já citadas Chloé Zhao e Sara Gavron.

Para Melhor Filme foram selecionados 'The Father', 'The Mauritanian', 'Nomadland - Sobreviver na América', 'Promising Young Woman - Uma miúda com potencial' e 'Os 7 de Chicago'.

O BAFTA de Melhor Filme em Língua Não Inglesa será disputado entre 'Another Round', 'Os miseráveis', 'Minari' e 'Quo Vaids, Aida?', enquanto o de Melhor Filme de Animação será entre 'Soul - Uma Aventura com Alma', 'Bora Lá' e 'Wolfwalkers'.

Este ano, a cerimónia dos BAFTA deveria ter acontecido em fevereiro, mas foi empurrada para abril por causa da covid-19, seguindo a decisão tomada pela academia dos Óscares, que adiou a entrega para finais de abril.

O anúncio dos BAFTA acontecerá apenas 'online', a partir do Royal Albert Hall, em Londres, em dois momentos, no fim de semana de 10 e 11 de abril.

Leia Também: Mulheres triunfam na gala dos Prémios Goya de cinema

Recomendados para si

;
Campo obrigatório