Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 22º

Edição

Curta 'Nanu Tudor' de Olga Lucovnicova vence Urso de Ouro de Berlim

O filme 'Nanu Tudor', da realizadora moldava Olga Lucovnicova, coproduzido pela Universidade Lusófona, venceu o Urso de Ouro de melhor curta-metragem do Festival de Cinema de Berlim, foi hoje anunciado.

Curta  'Nanu Tudor' de Olga Lucovnicova vence Urso de Ouro de Berlim

'Nanu Tudor' ("O meu tio Tudor", em tradução livre) é um documentário de vinte minutos produzido no contexto académico do programa europeu de mestrado DocNomads, do qual Portugal faz parte, através da Universidade Lusófona, juntamente com a Hungria e a Bélgica.

O filme, que teve estreia mundial esta semana no festival de Berlim, arrecada o prémio principal da competição de curtas-metragens, com o júri a sublinhar a coragem e a mestria com que a realizadora Olga Lucovnicova filmou "a complexidade de um trauma de infância".

Olga Lucovnicova nasceu em 1991, na Moldávia, onde estudou cinema. Recebeu depois uma bolsa de estudo para o programa de mestrado em documentário DocNomads, parceria entre Bélgica, Hungria e Portugal.

A realizadora é autora de outras quatro curtas-metragens, que conjugam "um estilo puramente observacional com elementos poéticos, focados nas emoções humanas", lê-se na biografia apresentada pela Berlinale.

Na competição de curtas-metragens do festival de Berlim estava também o filme "Luz de Presença", do realizador Diogo Costa Amarante.

O realizador português voltava, assim, a ter uma obra em competição na Berlinale, quatro anos depois de ter recebido o Urso de Ouro de melhor curta-metragem por "Cidade Pequena", em 2017.

O 71.º festival de cinema de Berlim decorre esta semana, em modo virtual, com a programação a ser desvendada apenas a profissionais, estando as sessões com público adiadas para junho, por causa da pandemia da covid-19.

A segunda parte do festival, com a programação oficial a ser exibida em sala e com público, está marcada para os dias de 09 a 20 de junho.

Leia Também: Museu do Louvre recupera duas peças desaparecidas desde 1983

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório