Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Filme de Laura Carreira entre nomeados dos prémios da crítica britânica

A curta-metragem 'The Shift', da realizadora portuguesa Laura Carreira, está entre os nomeados da 41.ª edição dos prémios da crítica de cinema do Reino Unido.

Filme de Laura Carreira entre nomeados dos prémios da crítica britânica
Notícias ao Minuto

16:30 - 14/01/21 por Lusa

Cultura Laura Carreira

De acordo com a lista de nomeados da Critics' Circle, 'The Shift' está indicado para o prémio de melhor curta-metragem britânica/irlandesa, tendo sido produzida neste país, onde Laura Carreira vive e trabalha.

'The Shift', que teve estreia internacional em 2020 no Festival de Veneza, em Itália, regista em menos de dez minutos a devastação pela qual passa uma mulher depois de perceber, na fila de um supermercado, que ficou sem trabalho.

É um filme no qual Laura Carreira aborda a precariedade, porque a ficção lhe permite chegar "a verdades mais reais", como contou à agência Lusa, aquando da estreia, em Veneza.

O filme anterior da realizadora, 'Red Hill' (2018), "também já falava do trabalho, mas com uma personagem que estava à beira da reforma".

"Senti que para este filme queria voltar a falar do tema do trabalho, da dependência e da vulnerabilidade, mas com uma personagem mais jovem, porque esta dependência existe logo muito no início da vida", contou Laura Carreira.

A realizadora, que nasceu no Porto em 1994, rumou em 2012 para a Escócia para estudar Cinema, coincidindo na altura com a crise económica que assolou Portugal, e não pensa regressar ao país de origem.

"Estudei Cinema durante quatro anos, trabalhei como cuidadora de uma senhora em cadeira de rodas, trabalhei em restaurantes e agora faço edição em marketing, em 'part-time', para anúncios para televisão, para pagar as contas", explicou.

Está atualmente a desenvolver o próximo filme, a primeira longa-metragem, que contará com coprodução portuguesa, pela Bro Cinema, e britânica, pela Sixteen Films, a produtora do realizador Ken Loach.

Sobre a 41.ª edição, a associação britânica de críticos sublinha que os filmes mais nomeados foram realizados por mulheres, nomeadamente "Saint Maud", de Rose Glass, com oito nomeações, "Rock", de Sarah Gavron, com seis nomeações, e "Nomadland", de Chloé Zhao, com cinco.

Os vencedores dos prémios, atribuídos pelos críticos de cinema da centenária associação britânica Critics' Circle, serão anunciados a 07 de fevereiro, apenas 'online', por causa da covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório