O festival de Veneza decidiu atribuir o prémio "Glory to the Filmmaker" a Abel Ferrara, "um dos mais interessantes e irreconciliados realizadores da atualidade", afirmou o diretor, Alberto Barbera, em comunicado.
O festival começa a 2 de setembro e Abel Ferrara, de 69 anos, receberá o prémio no dia 5, antes da exibição, em estreia mundial e fora de competição, do documentário 'Sportin'Life', mais pessoal e íntimo, sobre a relação do realizador com arte e a criatividade.
"Um dos muitos méritos de Abel Ferrara", afirma o diretor de Veneza, é "a inegável consistência e fidelidade à sua abordagem pessoal, inspirada pelos fundamentos do cinema independente, mesmo quando o realizador teve oportunidade de trabalhar em produções mais convencionais".
O prémio 'Glory to the Filmmaker' foi atribuído pela primeira vez pelo festival de Veneza em 2007 ao realizador japonês Takeshi Kitano - que fez um filme que dá nome ao galardão -, tendo já distinguido também nomes como Abbas Kiarostami, Agnès Varda, Al Pacino e Stephen Frears.
A 77.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza decorrerá de 2 a 12 de setembro.