Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2020
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 21º

Edição

Cancelados momentos marcantes das Festas de Nossa Senhora dos Remédios

Todos os eventos musicais com público e os momentos mais marcantes das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, que se realizam habitualmente em setembro, em Lamego, foram cancelados devido à covid-19, anunciou hoje a autarquia.

Cancelados momentos marcantes das Festas de Nossa Senhora dos Remédios
Notícias ao Minuto

17:32 - 05/08/20 por Lusa

Cultura Covid-19

Em comunicado, a Câmara de Lamego, no distrito de Viseu, refere que esta foi uma "decisão extremamente difícil" de tomar, baseada na certeza de que é "a melhor forma de garantir a saúde pública e de prevenir um possível e eventual surto e a criação de uma ou várias cadeias de transmissão do novo coronavírus".

Além dos eventos musicais, foram cancelados momentos do programa como a Marcha Luminosa, a Batalha das Flores, o Cortejo Etnográfico e a Majestosa Procissão de Triunfo.

"À semelhança de anos transatos, o planeamento e organização das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios -- A Romaria de Portugal, foi confiado à comissão de festas, a qual deu início aos trabalhos de preparação da edição das festas para o ano de 2020 no final do ano de 2019 e, após meses de trabalho, viu a sua atividade abruptamente interrompida", lamenta a autarquia.

Desde 09 de março, dia em que foi aprovado o plano de contingência municipal, "o município e a comissão de festas têm acompanhado a evolução do contexto de pandemia, mantendo contacto regular com as instituições governamentais, religiosas, autoridades de saúde e de proteção civil, com quem sempre se coordenaram".

Nesse âmbito, as festas não poderão este ano ser realizadas nos moldes habituais, justifica, acrescentando que, "apesar deste contexto, Lamego não deixará de homenagear a sua padroeira".

A autarquia avança que já foram "delineadas iniciativas que permitirão aos lamecenses comemorar condignamente a sua Romaria de Portugal", que serão divulgadas oportunamente.

"Assumido fica o compromisso de, em 2021, com esta situação de pandemia debelada, como todos esperamos, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios serem celebradas com redobrada ambição e dignidade", sublinha.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 701 mil mortos e infetou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.740 pessoas das 51.848 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório