Rodrigo Leão vai lançar novo disco em julho, concebido na quarentena

O músico Rodrigo Leão vai lançar um novo disco, 'Avis 2020', concebido durante o confinamento, no dia 17 de julho, do qual revela hoje a primeira composição, 'Transporte 20', anunciou a editora BMG.

Misty Fest abre em Lisboa com o 'cantautor' britânico Piers Faccini

©

Lusa
22/06/2020 08:50 ‧ 22/06/2020 por Lusa

Cultura

Covid-19

O próximo disco, um EP de nove temas, tomou forma durante os dois meses que Rodrigo Leão passou no Alentejo, na região de Avis, e sucede ao álbum mais recente do músico, 'O Método', lançado em fevereiro passado, adiantou a editora, no comunicado hoje divulgado.

"Acabei por sentir, durante estes últimos meses, uma sensação de liberdade criativa pela qual há muito ansiava", disse Rodrigo Leão, citado pela editora, referindo-se ao período de confinamento provocado pela declaração do estado de emergência, em março passado, por causa da pandemia da covid-19.

Para o músico, 'Avis 2020' resulta da reflexão que o isolamento lhe permitiu, traduzida em "novas composições que aprofundam as ideias e a sonoridade" do mais recente álbum, 'O Método'.

'O Método', um "disco marcado pelas sonoridades ambientais eletró´nicas", como foi apresentado aquando do seu lançamento, em fevereiro, conta com participac¸ões de músicos como Casper Clausen, Federico Albanese, Ângela Silva, Viviena Tupikova e do coro da Associac¸ão Musical dos Amigos das Crianc¸as.

"Tive a sorte de fazer o confinamento fora de Lisboa, no Alentejo, perto de Avis, com a minha família e dois amigos. Estivemos juntos durante dois meses nesse refúgio inesperado, uma espécie de bolha, na qual me senti mais humano e, de alguma forma, mais feliz", afirmou o músico, na nota.

'Avis 2020' é "uma obra em aberto": "Gosto que a minha música faça perguntas, mesmo que não tenham resposta", disse Rodrigo Leão.

O novo disco terá edição global, pela BMG, no próximo dia 17 de julho e é o segundo título do músico nesta editora internacional.

"Transporte 20" fica disponível hoje nas plataformas digitais Spotify, Apple Music e Deezer.

Nascido em Lisboa, em 1964, Rodrigo Leão fez parte dos Madredeus durante dez anos, antes de iniciar uma carreira a solo, que encetou com 'Ave Mundi Luminar', em 1993.

Desde então, já trabalhou com músicos como Ryuichi Sakamoto, Ludovico Einaudi e a vocalista dos Portishead, Beth Gibbons.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas