Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Cursos, palestras e workshops gratuitos nas redes do El Corte Inglés

Âmbito Cultural da cadeia de armazéns tem disponibilizado, ao longo dos últimos meses, uma programação online totalmente gratuita nas redes sociais.

Cursos, palestras e workshops gratuitos nas redes do El Corte Inglés
Notícias ao Minuto

16:39 - 29/05/20 por Notícias Ao Minuto

Cultura Cultura

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés oferece uma nova programação online no mês de Junho, totalmente gratuita, com novos cursos, conferências, palestras e workshops para os amantes da ciência, cultura popular, teatro, literatura ou arte.

O físico Carlos Fiolhais vai lecionar um curso sobre os Grandes Desafios da Ciência. A primeira de quatro sessões decorre no dia 2 de Junho e será dedicada à origem e evolução do Cosmos. A procura das partículas, os enigmas do Universo e a origem da vida serão outros temas abordados nas restantes sessões.

A ciência estará ainda em destaque com Miguel Gonçalves, que vai descodificar temas científicos, conquistas, curiosidades e desafios em redor do Cosmos, desde os tempos de Carl Sagan até aos dias de hoje. O comunicador de ciência assina duas conferências nos dias 5 e 19 de Junho.

Já historiador Joel Cleto vai conduzir três conferências sobre as origens das tradições dos Santos Populares. Habitualmente os festejos são recheados de marchas, música, bailaricos e fogo-de-artifício, mas este ano o distanciamento social obriga a mudanças nos festejos. A viagem de Joel Cleto pelo mundo dos Santos Populares começa com o Santo António no dia 13, passa pelo São João no dia 24 e termina com o São Pedro no dia 29.

As Religiões Ontem e Hoje vão ser explicadas por José Manuel Anes. O especialista em antropologia social e cultural conduz quatro sessões à distância com a primeira a ser já no dia 4 de Junho dedicada às religiões orientais como o Hinduísmo e o Budismo, sendo que nas semanas seguintes serão abordadas outras religiões.

O especialista em cinema Mário Augusto assina duas conferências dedicadas às Divas e Galãs do Cinema. Desde os anos 50 até aos dias de hoje será feita uma viagem pelo mundo de Hollywood. As duas sessões inteiramente dedicadas às grandes figuras do grande ecrã decorrem nos dias 8 e 15 de Junho.

Antes disso, o mês começa com a comemoração do Dia Mundial da Criança. A atriz Paula Luiz assinala o dia com uma história do ‘Pássaro Amarelo’ que é acompanhada de uma sugestão para que as crianças partilhem com o mundo uma invenção. No dia 26 a atriz regressa ao Âmbito Cultural para explicar como cria uma personagem seja no teatro, na televisão ou no cinema.

As Origens do Islão serão desvendadas pelo professor universitário Vítor Teixeira, que irá leccionar ainda duas aulas sobre Portugal e os Portugueses. No dia 10 todo o destaque será para O Esplendor de Portugal e antes do final do mês haverá uma homenagem aos Portugueses pelo Mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório