Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

UMinho cria livros interativos para promover multiculturalismo

O Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (UMinho) está a desenvolver livros interativos para promover o multiculturalismo entre os mais novos, anunciou hoje aquela academia.

UMinho cria livros interativos para promover multiculturalismo
Notícias ao Minuto

12:30 - 06/04/20 por Lusa

Cultura Livros

Em comunicado, a UMinho refere que o projeto, denominado "Mobeybou", é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo FEDER, tendo já sido lançado o primeiro livro interativo, cuja ação decorre na Índia.

Cada elemento da narrativa está associado a um bloco físico, identificado com um autocolante com a respetiva representação visual na face superior.

Os blocos comunicam com o computador ou 'tablet' via 'bluetooth' e, ao serem conectados uns aos outros, através de ímanes laterais, despoletam os respetivos conteúdos digitais no ecrã do computador ou 'tablet'.

Todos os blocos das diferentes culturas podem ser misturados, promovendo a criação colaborativa de narrativas multiculturais.

O primeiro livro do projeto, "Mobeybou na Índia" conta as aventuras de Meera e Rajesh, que vão construir um pungi (flauta indiana), viajar com o elefante Hati, explorar a floresta, recolher notas musicais e enfrentar a serpente Kalaya com música e dança.

Nesta história interativa, pode-se usar ainda realidade aumentada, explorar uma floresta a 360 graus, aprender sobre a Índia, inventar músicas e criar a própria gravação da narrativa.

Esta 'app' está em português e inglês, é indicada a partir dos 3 anos de idade e pode ser descarregada na 'Play Store'.

A equipa do CIEC prepara agora aventuras localizadas em Cabo Verde, Brasil, China, Portugal, Alemanha, Turquia e Angola.

"Os materiais Mobeybou pretendem promover o desenvolvimento de competências narrativas e digitais, assim como o multiculturalismo em crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico", frisa Cristina Sylla, coordenadora do projeto.

Assim, acrescenta, o projeto "quer contribuir para a construção de respostas aos desafios colocados à educação pela revolução digital e pelas atuais sociedades multiculturais".

Para tal, foi desenvolvido um 'kit' por país, com dois protagonistas e um animal amigo, um antagonista, um objeto mágico, um instrumento musical e um cenário.

Por exemplo, o animal amigo no Brasil é o papa-formigas e na China é o panda.

"Toda a caracterização e escolha dos elementos de um 'kit' cultural baseia-se numa investigação aprofundada sobre a cultura representada, assim como entrevistas a pessoas oriundas dos países representados, tentando evitar clichés", frisa Cristina Sylla.

O projeto tem uma equipa multidisciplinar, juntando competências da Eletrónica, Informática, Design de Interação, Animação, Ilustração, Linguística e Psicologia.

Exceto os blocos físicos, todas as aplicações Mobeybou são gratuitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório