Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Eurovisão. Músicas não são elegíveis para 2021. Os artistas... talvez

Na sequência do cancelamento do Festival da Eurovisão 2020, a organização determinou que as músicas que venceram este ano não são elegíveis para 2021. A decisão sobre os artistas cabe aos países participantes.

Eurovisão. Músicas não são elegíveis para 2021. Os artistas... talvez
Notícias ao Minuto

23:50 - 21/03/20 por Notícias ao Minuto

Cultura Covid-19

A pandemia de Covid-19 levou ao cancelamento do Festival da Eurovisão 2020. O que acontece às músicas que foram eleitas para irem à final do concurso? Ficam por aqui, sabe-se agora. Os artistas, esses sim, poderão voltar a participar, mas isso depende da decisão de cada país.

O conselho de administração decidiu, de acordo com as regras do Festival Eurovisão da Canção, que "as músicas deste ano não serão elegíveis para competir quando o concurso regressar em 2021".

Porém, apesar de as músicas - 'Medo de Sentir', de Elisa, no caso de Portugal - não serem elegíveis, os artistas podem chegar a subir ao palco do Festival em 2021. Passamos a explicar: numa publicação na rede social Instagram, a organização explica que, pese embora a música deste ano não seja diretamente elegível para 2021, o artista fica "ao critério" dos países participantes. 

No caso de Portugal, Marta Carvalho [recorde aqui a entrevista ao Notícias ao Minuto], que compôs a música 'Medo Sentir' e acompanhou Elisa na voz e ao piano, reagiu, entretanto, nas redes sociais, explicando que "a Eurovisão tomou a decisão de não tornar elegíveis as canções deste ano para a próxima edição". 

Ver essa foto no Instagram

“Não te importas de rezar comigo, agora?” Pedi eu à Elisa, um minuto antes de entrar em palco. A @anafontinha tirou-nos esta foto sem darmos conta. E com isto despeço-me deste capítulo com muita gratidão e amor por toda esta experiência. A Eurovisão tomou a decisão de não tornar elegíveis as canções deste ano para a próxima edição. Respeitamos. E acima de tudo, estamos muito felizes por tudo o que esta canção nos trouxe. Obrigada a todos, e agora tudo continua! 

Uma publicação compartilhada por MARTA CARVALHO (@martacarvalhomusic) em 20 de Mar, 2020 às 3:45 PDT

Por sua vez, Elisa deixou uma mensagem de agradecimento aos que disseram que "gostariam muito que a música entrasse no festival para o ano". 

Ver essa foto no Instagram

A produção do Festival Eurovisão 2020 já tomou uma decisão em relação às músicas concorrentes transitarem para o Festival de 2021. Quero agradecer por todas as mensagens que me têm enviado em que dizem que gostariam muito que a música entrasse no festival para o ano, em que dizem que ficaram felizes por conhecer o meu trabalho e o da Marta, em que dizem que o “Medo de Sentir” faz parte da banda sonora da vossa vida e que vos tem ajudado a superar momentos menos bons. No fundo é isso que interessa, eu e a Marta demos vida a uma música que fala sobre a nossa verdade, e passou a ser a verdade de muitos. Somos só duas artistas novas que têm um amor pela música maior do que o Universo, é nela que encontramos consolo e claridade e sabermos que também encontram consolo em algo que criámos dá-nos a maior felicidade. Vejo o Festival da Canção e o Festival Eurovisão desde que me lembro, sou fã a sério, por isso imaginem a minha felicidade ao saber que ia participar no festival, só por estar no palco onde já pisaram tantos artistas que admiro deixou-me radiante. Eu e a Marta entrámos neste desafio sem pensar em ganhar, desde o início que o nosso foco era fazer boas memórias e mostrar o nosso trabalho, e assim foi. O que aconteceu depois foi um acréscimo à nossa felicidade. Ganhar o Festival da Canção com uma pessoa muito amiga ao meu lado e que me deu uma oportunidade (obrigada mil vezes @martacarvalhomusic ) , com uma equipa maravilhosa @greatdane_studios , @hugofjmoita o manager mais fixe!!!, @anab0rges a mãe de estrada, @g.melophotos que captou a 1ª semifinal de forma a que pudesse ter sempre uma recordação em vídeo, @anafontinha a stylist mais incrível e querida, @mikkel_solnado o boss disto tudo, fez com que isto se tornasse ainda mais mágico! Preciso de agradecer aos: @helenasolnado , @left.mp3 , @tomas__adriao , @ines__diaas que estiveram nas greenrooms e deram muito apoio nos momentos de tensão, ao meu namorado @johnny_cabbage que aturou muito stress e fez-me sempre acreditar em mim, e claro à minha família, que se não fossem eles eu nunca teria conseguido seguir o meu sonho. Aos meus amigos chegados, muito muito muito obrigada pelas mensagens, vídeos, partilhas,

Uma publicação compartilhada por Elisa (@mar.elisa.music) em 20 de Mar, 2020 às 3:32 PDT

Saliente-se organização do Festival está ainda a ponderar "explorar uma programação alternativa, mas não uma competição". O objetivo, nesta fase, "é unir e divertir o público em toda a Europa durante estes tempos difíceis".

Ver essa foto no Instagram

Following the cancellation of #Eurovision 2020 we’d like to share some news with you from @ebu_hq. . We have been overwhelmed with the love that the Eurovision Song Contest (ESC) family has shared since the difficult decision to cancel the 2020 event. . The EBU is very aware of how much the Eurovision Song Contest will be missed this year. The Contest’s values of universality and inclusivity, and our proud tradition of celebrating diversity through music, are needed more than ever right now. . The EBU and its Members are therefore currently exploring alternative programming, but not a competition, to help unite and entertain audiences around Europe during these challenging times. . It is our intention in this programming, and on our online platforms in the coming months, to honour the songs and artists which have been chosen for the Eurovision Song Contest 2020. . With that in mind, the Reference Group, the ESC’s governing board, has decided that, in accordance with the rules of the Eurovision Song Contest, this year’s songs will not be eligible to compete when the Contest returns in 2021. . At their discretion, Participating Broadcasters may decide which artist(s) to send in 2021, either this year’s or a newly chosen one. . We ask for your patience while we work through ideas in the coming days and weeks.

Uma publicação compartilhada por Eurovision Song Contest (@eurovision) em 20 de Mar, 2020 às 12:30 PDT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório