Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Lusa inaugura exposição fotográfica em Macau e Lisboa

A agência Lusa inaugura na quarta-feira em Macau, e posteriormente em Lisboa, a exposição de fotografia '20 anos, 20 fotos', alusiva à transferência de administração de Macau de Portugal para a China, em 20 de dezembro de 1999.

Lusa inaugura exposição fotográfica em Macau e Lisboa
Notícias ao Minuto

21:00 - 03/12/19 por Lusa

Cultura Exposição

A Lusa foi responsável na época pela criação e gestão do centro de imprensa internacional para cerca de 400 pessoas, que incluía auditório para conferências de imprensa, cafetaria e restaurante, e produziu serviço noticioso em português, chinês e inglês.

Os fotojornalistas da Lusa asseguraram ainda a cobertura, em regime de 'pool', de vários momentos das cerimónias oficiais e a agência distribuiu dezenas de fotografias a nível mundial.

A exposição '20 anos, 20 fotos' vai estar patente até 15 de dezembro, no consulado português na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), e também no espaço Noémia de Sousa, na sede da agência, em Lisboa, a partir de 12 de dezembro.

"Portugal e a República Popular da China protagonizaram há 20 anos um momento de enorme elevação e significado histórico: a passagem de Macau, então um território sob administração portuguesa, para a tutela chinesa, culminando o reatamento das relações diplomáticas entre Lisboa e Pequim que tinha ocorrido duas décadas antes deste evento", afirmou o presidente do conselho de administração da Lusa, Nicolau Santos, numa mensagem alusiva à exposição.

"Orgulhamo-nos de ser a única agência estrangeira a operar na região e de a delegação em Macau ser uma das mais importantes da nossa rede internacional, que se estende por cinco continentes e 21 países", acrescentou, notando que "o facto de Macau constituir a plataforma chinesa para a ligação aos países de língua oficial portuguesa torna ainda mais imperiosa" a presença da agência na região.

A Lusa inaugurou em fevereiro um 'site' dedicado a Macau - http://macau20anos.lusa.pt/ - com notícias, reportagens e entrevistas para assinalar a passagem da administração do território de Lisboa para Pequim, em 1999.

Em março de 2020, a Agência Lusa realiza uma conferência em Macau para debater o papel da RAEM nos projetos chineses da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e o de ponte para os países da lusofonia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório