Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Lucas Xerxes vence III Prémio de Composição Francisco Martins

O compositor Lucas Xerxes venceu o III Prémio de Composição Francisco Martins, com a obra 'Tidal Race', informou hoje a Orquestra Clássica do Centro (OCC).

Lucas Xerxes vence III Prémio de Composição Francisco Martins
Notícias ao Minuto

18:23 - 25/11/19 por Lusa

Cultura Compositores

A composição premiada foi escolhida por um júri constituído pelos compositores Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e Dimitris Andrikopoulos e pelo regente Jan Wierzba, maestro titular da OCC, com sede no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.

Lucas Xerxes de Medeiros Marques, de 29 anos, vai receber um prémio monetário de mil euros e a partitura vencedora será editada pela AVA -- Musical Editions e incluída no repertório da Orquestra Clássica do Centro, anunciou em comunicado a instituição presidida por Emília Martins.

A decisão de distinguir 'Tidal Race' foi revelada no domingo pelo filho do compositor Francisco Martins, José Martins, durante um concerto naquele espaço cultural, no Parque Verde do Mondego, em que a obra premiada foi executada pela OCC.

O júri atribuiu ainda uma menção honrosa à obra finalista 'Moving Sources', de Jorge Filipe Pinto Ramos.

Citada no comunicado de imprensa, Emília Martins salienta que a OCC instituiu o prémio para "perpetuar o nome do intérprete e compositor Francisco Martins", além de "promover valores musicais na área da composição, com a preocupação de incentivar a produção e dar a conhecer novas obras que enriqueçam o património bibliográfico musical".

O prémio tem o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes), do grupo Ascendum, da AVA Musical Editions e da Antena 2.

Podem concorrer ao Prémio Francisco Martins compositores de nacionalidade portuguesa e estrangeiros residentes em Portugal, de qualquer idade.

O galardão visa "incentivar quer a criação contemporânea para orquestra clássica, quer a divulgação e circulação de novo repertório que possa ser facilmente programado pela generalidade das orquestras nacionais".

As obras a concurso terão de ser inéditas e não podem ter obtido qualquer outro prémio.

Em 2018, o compositor Nuno Peixoto de Pinho, com a obra 'Agrypnia', venceu a segunda edição do prémio, depois de Luís Carvalho ter conquistado o primeiro lugar no ano anterior, com a composição 'Mosaico'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório