Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Filme de Leonor Teles nomeado para Academia Europeia de Cinema

O filme da realizadora portuguesa Leonor Teles, 'Cães que ladram aos pássaros', foi hoje nomeado pelo Festival de Veneza para o prémio de curta-metragem da Academia Europeia de Cinema.

Filme de Leonor Teles nomeado para Academia Europeia de Cinema
Notícias ao Minuto

22:38 - 07/09/19 por Lusa

Cultura Festival de Veneza

A curta-metragem portuguesa concorria à 76.ª edição do Festival de Cinema de Veneza na secção Horizontes, que acabou por premiar 'Darling', de Saim Sadiq (Paquistão, Estado Unidos), com o prémio de melhor curta-metragem.

No entanto, a realizadora portuguesa conquistou esta nomeação do júri - presidido por Susanna Nicchiarelli - para ser candidata ao prémio de curta-metragem da Academia Europeia de Cinema.

O júri era ainda composto por Eva Sangiorgi, Álvaro Brechner, Mark Adams, Rachid Bouchareb, que avaliou 19 filmes e 13 longas-metragens em competição.

O filme 'Cães que ladram aos pássaros', acompanha os dias de verão de Vicente e da sua família, obrigados a sair da sua casa no centro do Porto, por força da especulação imobiliária, segundo a produtora.

Os prémios da Academia Europeia de Cinema serão entregues numa cerimónia marcada para 7 de dezembro em Berlim, na Alemanha, cerca de um mês depois de conhecidas todas as nomeações, cujo anúncio está marcado para 09 de novembro.

O filme 'Joker', do realizador norte-americano Todd Phillips, foi o vencedor do Leão de Ouro da 76.ª edição do festival de cinema de Veneza, enquanto o Grande Prémio do Júri foi atribuído ao filme 'J´Accuse', de Roman Polansky, e o Leão de Prata de Melhor Realizador foi para o sueco Roy Anderson, por 'About Endlessness'.

Yonfan, cineasta de Hong Kong, recebeu o prémio de Melhor Argumento por 'No.7 Cherry Lane', um filme de animação de Zhang Gang.

Roman Polansky não esteve presente na cerimónia, em Veneza, pelo que o Grande Prémio do Júri, atribuído ao filme 'J'Accuse', foi recebido pela atriz francesa Emmanuelle Seigner, casada com o realizador.

O Prémio de Melhor Interpretação Masculina (Taça Volpi) foi para Luca Marinelli, pelo desempenho em 'Martin Eden', de Pietro Marcello, e o Prémio de Melhor Interpretação Feminina (Taça Volpi) foi para Ariane Ascaride, em 'Gloria Mundi', de Robert Guédiguian.

Foi ainda atribuído o Prémio Especial do Júri ao filme 'Mafian non e piú quella de una volta', de Franco Maresco, e o Prémio Marcello Mastroianni para Melhor Ator Emergente foi para Toby Wallace, pelo desempenho em 'Babyteeth', de Shannon Murphy.

Tanto o ator italiano Luca Marinelli como a atriz francesa Ariane Ascaride, filha de emigrantes italianos, dedicaram, no seu discurso de agradecimento, os seus prémios aos refugiados e aos imigrantes "que morrem no mar Mediterrâneo".

'Babenco', o documentário da realizadora brasileira Bárbara Paz, sobre os últimos dias do realizador Hector Babenco, que dirigiu 'Pixote, A Lei do Mais Fraco' e 'O Beijo da Mulher Aranha', conquistou o Prémio para Melhor Documentário Sobre Cinema.

Iniciado a 28 de agosto, com a estreia de 'La vérité', do realizador japonês Hirokazu Kore-eda, o festival de cinema de Veneza termina hoje com a exibição 'The Burnt Orange Heresy', do realizador italiano Giuseppe Capotondi, no qual entra o músico Mick Jagger.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório