Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Teatro do Calafrio estreia na Guarda peça inspirada em Dom Pedro I

O Teatro do Calafrio estreia na quarta-feira no Teatro Municipal da Guarda (TMG) a sua nova produção, intitulada 'Pedro' e criada a partir da obra 'Dom Pedro I' de Manuel Poppe, foi hoje anunciado.

Teatro do Calafrio estreia na Guarda peça inspirada em Dom Pedro I
Notícias ao Minuto

10:36 - 21/05/19 por Lusa

Cultura Teatro

A peça de teatro, que será apresentada ao público pelas 21:30, no pequeno auditório do TMG, fica em cena até sábado, sempre no mesmo horário.

Com encenação de Pedro Damião, o espetáculo "Pedro" inspira-se na figura de Dom Pedro I, que o autor Manuel Poppe considera fascinante.

"A figura de Pedro I fascina-me. Porquê? Pelo seu excesso, pela sua capacidade de paixão, pela sua sede de justiça. Pela sua revolta, diante da hipocrisia e da injustiça da morte. Diante do absurdo da vida", justifica o autor citado numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Na opinião de Pedro Damião, o encenador, a vida de Pedro poderia ser resumida na seguinte forma: "Prometido a duas mulheres, casa com a segunda, mas está de amores pela terceira. Dá-nos, também, um Rei com a quarta. Não é perfeito?! Mas na vida de Pedro, o destino não é o amor".

"Em 'Pedro', desaprendemos o que de belo nos ensinaram pelos livros. O romantismo é carnal. O amor é apenas um pensamento, apenas palavras. Obcecado com a perda, assim nos ajuda a compreender melhor a época e a sua personalidade. Num país sem guerras, faz 10 anos, nunca umas mãos tiveram tanto sangue, sangue nosso; nosso sangue. Apesar de revisitarmos o passado, o mundo continuará exatamente como está. A História tem apenas um sentido. E Pedro também", remata.

O espetáculo tem interpretação de Ana Couto, Carlos Morgado, Caroline Zeiler, Emanuel Santos, Francisco Pais, Pedro Damião, Rafael Ascensão e Solange Monteiro.

Segundo a organização, é também de destacar a participação dos elementos que frequentam a oficina de teatro 'Degelo', promovida pelo Teatro do Calafrio.

"Este novo espetáculo assinala também a renovação do elenco do Calafrio, através da participação de quatro jovens atores profissionais da Guarda (Emanuel Santos, Solange Monteiro, Rafael Ascensão e Caroline Zeiler)", refere a produção no comunicado.

"Pedro" tem música de César Prata, desenho de luz de José Neves, operação de luz e som e fotografia de Alexandre Costa e produção executiva de Alexandre Costa e Emanuel Santos.

A nova peça do Teatro do Calafrio, com sede na Guarda, resulta de uma coprodução com a Câmara Municipal da Guarda/TMG.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório