Revelado hoje e delineado por Rui Neves, o mesmo que programa o Jazz em Agosto na Gulbenkian, o cartaz desta 15.ª edição abrirá a 3 de julho com o recente quarteto português Cat in a Bag.
Nascido a partir do sexteto Low is Possible, o grupo integra o saxofonista Bruno Figueira, o guitarrista João Clemente, o baixista João Lucas e o baterista Duarte Fonseca.
As propostas desta edição divergem por duetos, trios e quartetos, que "se têm destacado numa realidade sem dúvida mais alternativa" do jazz europeu, refere a organização.
Em estreia em Portugal em nome próprio estará o guitarrista suíço Dave Gisler, líder em trio, depois de se ter apresentado na edição de 2017 enquanto membro dos Weird Beard.
O clarinetista austríaco Vincent Pongracz, com o quarteto Synesthetic 4, o trio italiano Ghost Trio e o duo com o saxofonista catalão Albert Cirera e o baterista português João Lencastre também passarão pelo jardim do Instituto Goethe.
O encerramento, a 12 de julho, será assegurado pelo saxofonista alemão Philipp Gropper, com o quarteto de Berlim Philm, com Elias Stemeseder (piano), Robert Landfermann (contrabaixo) e Oliver Steidle (bateria).
Os concertos do JiGG têm sempre início às 19h00.