Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

'O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz', uma história verdadeira

Livro retrata a história de um pai e filho judeus que lutam para permanecerem juntos e sobreviverem ao Holocausto.

'O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz', uma história verdadeira
Notícias ao Minuto

12:01 - 27/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Livros

A tranquilidade da família Kleinmann chega ao fim quando, nos anos 30 do século passado, a Alemanha nazi anexou a Áustria.

A partir desse momento, todos os judeus foram perseguidos e castigados, um destino a que a família Kleinmann não escapou.

Gustav e Fritz, pai e filho, respetivamente, foram dos primeiros judeus austríacos a serem presos e a serem enviados para Bunchenwald, na Alemanha, onde foram obrigados a construir o campo de concentração onde tantos compatriotas viriam a morrer.

Apesar de todo o sofrimento e momentos de tortura a que foram sujeitos, pai e filho foram conseguindo ultrapassar todas as provações devido ao amor que os unia.

Porém, um dia Gustav recebeu a ordem de transferência para Auschwitz e não restavam dúvidas: ia morrer. O filho Fritz viu-se então perante um dilema: deixar o pai morrer sozinho ou ir com ele para a morte.

Notícias ao MinutoLivro estará à venda por 18,85 euros a partir de terça-feira© Editora Planeta

‘O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz’, da autoria de Jeremy Dronfield, não é apenas mais uma história sobre o Holocausto como tantas outras. “Contém elementos de todas as outras, mas é diferente de qualquer outra. É uma história verídica. Todas as pessoas, em todos os acontecimentos (…) são retiradas de fontes históricas”, lê-se no prefácio do livro.

A obra foi escrita com base no diário secreto de Gustav e com a ajuda de uma “meticulosa pesquisa documental”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório