Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Samuel Pimenta, um autor português em Frankfurt

O escritor português Samuel Pimenta apresenta esta semana na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, o livro de poesia "Geo metria", mas a presença no maior evento do mercado livreiro acontece à boleia do Brasil, o país convidado.

Samuel Pimenta, um autor português em Frankfurt
Notícias ao Minuto

11:59 - 08/10/13 por Lusa

Cultura Feira do Livro

Samuel Pimenta tem 23 anos, escreve desde a infância e no ano passado foi um dos distinguidos com o Prémio Jovens Criadores 2012 com o poema "O relógio", que deverá ser editado este ano no mercado português.

Mas antes disso, o autor rumará à Feira do Livro de Frankfurt, que começa na quarta-feira, na comitiva da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas, uma estrutura cultural brasileira, recente, que marca presença no evento no ano em que o Brasil é o convidado de honra.

Em declarações à agência Lusa, Samuel Pimenta explicou que "Geo metria", livro de poesia que assinala a sua estreia literária, foi editado este mês no Brasil, pela Literarte, depois de uma ausência de respostas por parte de mais de vinte editoras portuguesas.

"Conversei com a presidente da associação, que esteve cá na feira do livro de Lisboa, e fizeram-me uma proposta irrecusável", disse Samuel Pimenta.

"Geo metria", que conta com prefácio da autora angolana Ana Paula Tavares, será apresentado em Frankfurt no sábado e esta será a estreia de Samuel Pimenta no mais importante e internacional dos eventos de negócios de compra e venda de direitos de autor.

Samuel Pimenta, que diz ser conselheiro da Literarte em Portugal, não quer ter muitas expetativas em relação a Frankfurt: "Vou à descoberta", disse, admitindo a importância do investimento.

Sobre o mercado livreiro português, o autor recordou que depois de ter conseguido a edição de "Geo metria" no Brasil - com uma tiragem de 200 exemplares - começou "a receber propostas de algumas dessas editoras [portuguesas] que antes não me tinham dado resposta".

Licenciado em Ciências da Comunicação, Samuel Pimenta revelou que está atualmente a trabalhar numa nova obra poética e num romance.

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) participa na feira de Frankfurt e ficará instalada no stand de Portugal / APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), onde se apresentam os editores portugueses e duas agências literárias (Ilutrata e Bookoffice).

A DGLAB vai ter nove obras em destaque, as que foram distinguidas com prémios literários no ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório