Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Festa da Poesia de Matosinhos homenageia Manuel Alegre

A Festa da Poesia de Matosinhos, que decorre de 06 a 08 de dezembro, homenageia o escritor e político Manuel Alegre, adiantou hoje a Câmara Municipal.

Festa da Poesia de Matosinhos homenageia Manuel Alegre
Notícias ao Minuto

17:30 - 30/11/18 por Lusa

Cultura Autarquia

Durante os três dias do evento, na sua 14.ª edição, "a amplitude de horizontes" da poesia de Alegre, que construiu uma obra "ímpar" que estabelece um diálogo com a história e a mitologia de um país, num percurso com ligações ao romance e à música, será "lida, contada e cantada" em vários espaços da cidade.

Além disso, os versos de Manuel Alegre serão pintados nas ruas de Matosinhos, no distrito do Porto.

O pontapé de saída será dado a 06 de dezembro com uma visita de Alberto Serra ao Centro Social de Leça do Balio para uma sessão em torno da poesia, lida e dita, de Manuel Alegre.

Na manhã de 07 de dezembro, o homenageado visitará a Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, para uma sessão com alunos daquela escola.

A programação na Biblioteca Municipal Florbela Espanca arrancará às 15h30 desse mesmo dia, com a apresentação de uma placa comemorativa e, pelas 15h45, terá início a sessão "Como dizer um coração fora do peito", uma conversa sobre a relação do poeta com a música, marcada por apontamentos musicais, com Joana Alegre e Maria Ana Bobone.

Às 21h30, a Festa da Poesia passa para o Teatro Constantino Nery com o espetáculo "Um Secreto Regresso por Jacarandá", de Ana Isabel Dias e Pedro Lamares.

No último dia, 08 de dezembro, dia de aniversário de Florbela Espanca, o evento regressa à Biblioteca Municipal à qual a poetisa deu nome.

O programa começará às 15h00 com a apresentação de "Todos os poemas são de amor", último livro de Manuel Alegre, com presença do autor e de Mário Cláudio.

Pelas 16h00, a relação da poesia com a guerra colonial será tema da conversa com Maria João Reynaud e Paula Morão. E, às 17h00, Manuel Alegre regressa passa a sua vida e obra em revista numa conversa conduzida por João Gobern.

Entre sessões, o som dos versos do poeta da "Trova do Vento que Passa" ecoará na Biblioteca Municipal pelas vozes de Isaque Ferreira e Rui Spranger.

A Festa da Poesia despede-se de 2018 às 18h30 com um concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório