Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

'A Arte do duo' é celebrada no Hot Clube de Portugal

Os guitarristas Bruno Santos e André Santos, Mano a Mano, iniciam a 11 de dezembro o ciclo 'A Arte do Duo', no Hot Clube de Portugal, em Lisboa, que inclui seis concertos de duplas diferentes, foi hoje anunciado.

'A Arte do duo' é celebrada no Hot Clube de Portugal
Notícias ao Minuto

09:24 - 16/11/18 por Lusa

Cultura Lisboa

O ciclo de seis concertos 'A Arte do Duo', 'que, como o nome indica, privilegia este tipo de formação menos vulgar na habitual programação do Hot Clube', é um dos destaques da programação da sala da Praça da Alegria para dezembro, que foi hoje divulgada.

'A Arte do Duo' tem início a 11 de dezembro com a dupla de guitarristas e irmãos André e Bruno Santos, que começaram a tocar juntos 'naturalmente', ainda na Madeira, onde cresceram.

Em 2014, editaram o primeiro disco do projeto Mano a Mano, homónimo, com recurso a uma campanha de 'crowdfunding'. O segundo trabalho, 'Mano a Mano vol.2', foi editado em outubro do ano passado.

O ciclo prossegue com Cirera/Lencastre, um duo que junta o saxofonista espanhol Albert Cirera e o baterista português João Lencastre, no dia 12 de dezembro, atuam os belgas Ivan Paduart (piano) e Patrick Deltenre (guitarra), que irão apresentar o álbum 'Hand in Hand', que será editado a 23 de novembro.

O quarto concerto de 'A Arte do Duo', a 18 de dezembro, junta a cantora Rita Maria e o pianista Filipe Raposo, que irão apresentar o disco 'Live in Oslo', gravado no final do ano passado na capital da Noruega e editado em agosto deste ano.

A 19 de dezembro, sobre ao palco do Hot Clube o projeto 'Silent Words -- A música de Cole Porter', do guitarrista Afonso Pais e do pianista João Paulo Esteves da Silva.

'Silent Words' nasceu em 2014, quando o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, deu 'carta branca' a João Paulo Esteves da Silva, no âmbito do Ciclo de Histórias de Jazz em Portugal, para apresentar um projeto.

O primeiro concerto aconteceu em 10 de novembro de 2014, em Guimarães, mas só no ano passado os músicos decidiram que iriam avançar com o projeto, que foi apresentado em novembro do ano passado em Lisboa, em dois espetáculos que foram gravados para serem posteriormente editados em disco.

O ciclo 'A Arte do Duo' termina a 20 de dezembro com Jeffrey Davis (vibrafone), nascido no Canadá em 1981, que vive em Portugal desde 1985, e o italiano Federico Casagrande (guitarra). Os músicos editaram juntos em 2016 'The Settlement'.

A programação do Hot Clube de Portugal para dezembro inclui também, entre outras, atuações do Mário Laginha Trio (Mário Laginha ao piano, Bernardo Moreira no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria), a 06 e 07 de dezembro, e do trio Elas e o Jazz (Marta Hugon, Joana Machado e Mariana Norton, acompanhadas por João Pedro Coelho ao piano, Romeu Tristão no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria).

Para janeiro, a 04 e 05, está já agendado o espetáculo 'A Música de Duke Ellington', pela Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, sob direção de Pedro Moreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório