Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Óbidos Vila Literária reforçada com 20 mil livros doados pela Gulbenkian

A vila de Óbidos tem, a partir de hoje, mais vinte mil livros, doados pela Fundação Calouste Gulbenkian, que vão ficar disponíveis ao público num hotel e numa casa de pasto, onde já se encontravam 60 mil títulos.

Óbidos Vila Literária reforçada com 20 mil livros doados pela Gulbenkian
Notícias ao Minuto

23:20 - 08/10/18 por Lusa

Cultura Mudança

A mudança de instalações da delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, esteve na origem da doação de vinte mil livros que "os seus responsáveis entenderam como um contributo para o projeto Óbidos Vila Literária", disse hoje à Lusa Telmo Faria, destes estabelecimentos.

As obras, que se encontravam na biblioteca da Fundação, em Paris, foram oferecidas com o intuito de "reforçar o ambiente que já existia no hotel Literary Man", o primeiro hotel literário aberto na vila, pela mão de Telmo Faria, que logo de início adquiriu 40 mil livros, que revestem as paredes daquele espaço.

Porém, o conhecimento de que o projeto iria ser alargado, no passado mês de agosto, para uma casa de pasto, The History Man, onde seriam disponibilizados livros sobre história, levou aquela responsável a antecipar a entrega de "milhares de livros sobre esta temática, que desde agosto foram disponibilizados ao público".

Os restantes livros foram hoje entregues, dando entrada a mais 20 mil novas obras na vila, o que, para o empresário e vice-presidente da Sociedade Óbidos Vila Literária, representa "o reconhecimento do trabalho" em curso "e que de alguma maneira avaliza o que tem sido um esforço privado, no sentido de construir uma atmosfera que contribui para esse conceito de construir uma vila com livros".

Um conceito a que "ninguém fica indiferente" e que, no Literary Man, se refletiu num aumento do espólio inicial para os atuais 60 mil livros expostos, em resultado "de doações de instituições e de particulares, a maior parte deles anónimos", disse Telmo Faria, ressalvando que há também, "escritores de vários países que ali se hospedam e que, quando regressam aos seus países, nos enviam exemplares das suas obras".

A diferenciação do conceito contribui ainda, nos últimos anos, para "um aumento da taxa de ocupação do hotel" que "triplicou as suas vendas, em termos de restauração e bebidas, fruto da criação desta atmosfera", em que os livros "não estão arrumados pela ordem autoritária da biblioteca e em que cada um mexe, leva para os quartos, traz de manhã e deixa na mesa mais próxima".

Fruto desta aposta, o grupo que, além destes dois estabelecimentos tem ainda outro no concelho, fora da vila (com cinco mil livros dedicados à natureza), criou "mais 40 postos de trabalho", tendo aumentado os seus quadros "de dez para 50 trabalhadores", e conseguiu "capacidade para fazer novos investimentos".

Entre eles, "num armazém" onde Telmo Faria guarda "um espólio de 50 mil livros ainda por colocar", e que serão espalhados por espaços que vão sendo criados para o efeito, nas três unidades do grupo.

A Óbidos Vila Literária é um projeto desenvolvido pela Câmara de Óbidos e pela Editora Ler Devagar, desde 2011, e que resultou na abertura de mais de uma dezena de livrarias na vila, em locais improváveis como capelas, adegas ou mesmo num mercado biológico.

A 11 de dezembro de 2015, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) considerou Óbidos como Cidade Literária, passando desde então a fazer parte do programa Rede de Cidades Criativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório