Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2018
Tempo
31º
MIN 29º MÁX 33º

Edição

Godot, John Mowat e várias companhias internacionais no Fundão

Godot, John Mowat e várias companhias nacionais e internacionais integram a programação da 14.ª edição do TeatroAgosto - Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre, que se realiza no Fundão, entre 17 e 26 de agosto.

Godot, John Mowat e várias companhias internacionais no Fundão
Notícias ao Minuto

19:30 - 20/07/18 por Lusa

Cultura TeatroAgosto

"Teremos o Godot (Rui Paixão), um criador português que é neste momento um dos 'bufões' internacionais mais importantes no ativo e que vai trabalhar no Cirque du Soleil, já este ano. E a grande particularidade é que ele vem fazer aqui, no TeatroAgosto, a última apresentação do seu espetáculo que está a circular pelo mundo há mais de dois anos", apontou hoje, em conferência de imprensa, Nuno Pino Custódio, diretor artístico do festival.

Com 14 espetáculos e 13 grupos, o certame contará ainda com outros nomes de peso como John Mowat, encenador e pedagogo, que terá a seu cargo a presentação do espetáculo "Tentativa & Erro" e a realização de uma 'masterclass' de teatro visual.

Juntam-se-lhes ainda a companhia anfitriã e outras companhias nacionais, bem como duas companhias espanholas e uma companhia brasileira, isto apesar dos constrangimentos que a organização teve de enfrentar devido aos atrasos com os apoios da Direção-Geral Das Artes (DGArtes).

Organizado pela ESTE - Estação Teatral da Beira Interior, companhia de teatro sediada no Fundão, este certame cruza teatro, performance e música, numa oferta cultural que se repete há 14 anos e que a organização classifica como "aposta ganha e consolidada dentro do que é o panorama cultural português dos festivais de teatro".

"No Fundão há muito que tirámos essa ilação e tirámo-la através da adesão do público. Não é uma opinião, são dados. Normalmente a taxa de ocupação dos espetáculos anda na ordem dos 90%, isto quando não estão esgotados", apontou Nuno Pino Custódio, da ESTE.

Entre os indicadores nacionais, apontou a visibilidade que o TeatroAgosto tem conquistado fora da região, nomeadamente em meios de comunicação social e entre companhias e grupos de teatro, que mostram sempre interesse em participar neste evento.

Um festival que integra o Ciclo de Teatro e Animação de Rua e que leva o teatro a algumas freguesias do Fundão (Alcaide, Souto da Casa e Silvares), bem como à capital de distrito, Castelo Branco.

A programação tem início no dia 17 de agosto com "Chiquinho", uma peça representada pelos participantes das classes de teatro da ESTE. Seguem-se outras peças e companhias, sendo que o encerramento é dia 26, com "BomboAgosto", um espetáculo e encontro de bombos tradicionais do concelho do Fundão.

O cartaz completo pode ser consultado no endereço www.esteteatro.com.

O orçamento global é de cerca de 34 mil euros e conta com financiamento da DGArtes, com o apoio da Câmara Municipal do Fundão e de outras entidades e empresas locais.

O bilhete diário para os espetáculos com bilheteira custa seis euros. Reduz para quatro euros no caso de menores de 18, maiores de 65 anos e sócios, e para três euros no caso de grupos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.