Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Extensão do Festival Literatura Mundo do Sal na Casa Fernando Pessoa

A segunda edição do Festival de Literatura-Mundo na ilha cabo-verdiana do Sal, que terminou no domingo, vai ter uma extensão em Lisboa no mês de setembro, que será realizada na Casa Fernando Pessoa, foi anunciado.

Extensão do Festival Literatura Mundo do Sal na Casa Fernando Pessoa
Notícias ao Minuto

17:17 - 25/06/18 por Lusa

Cultura 2.ª Edição

O protocolo para a extensão do festival foi assinado entre o escritor português José Luís Peixoto, em representação do Festival de Literatura-Mundo do Sal, e Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa, em representação da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), do município de Lisboa.

Com o protocolo, o encontro de extensão do Festival Internacional Literatura-Mundo vai ser realizada em setembro na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

Segundo o curador do festival cabo-verdiano, José Luís Peixoto, o momento representa um grande passo para a afirmação do festival de literatura, nesta que é a sua primeira extensão, desde o seu início, no ano passado.

"Sempre foi um princípio norteador, tentar que o encontro e toda esta partilha que nasce aqui possa ter múltiplas oportunidades de se aprofundar ainda mais e não podemos começar melhor, com a Casa Fernando Pessoa, um espaço de literatura, que tem uma implementação importante na cidade de Lisboa. É uma casa da poesia. Parece-me o lugar ideal para começarmos estas ramificações do festival", afirmou o curador, em declarações à Televisão de Cabo Verde (TCV).

Por sua vez, a diretora da Casa Fernando Pessoa, Clara Riso, considerou que o protocolo é o reforço de uma relação que já existe com o Festival Literatura-Mundo, esperando que venha a ser uma "colaboração alargada e prolongada".

"Começamos agora por fazer a extensão em Lisboa e será também uma ótima oportunidade para nos juntarmos para trabalhar em conjunto", projetou a responsável, após a assinatura do protocolo, que estabelece ainda o desenvolvimento de parceria cultural e editorial entre as duas organizações.

A segunda edição do Festival de Literatura-Mundo terminou no domingo, este ano em homenagem ao poeta cabo-verdiano Mário Fonseca e ao escritor argentino Jorge Luís Borges.

O festival é promovido desde o ano passado pela Câmara Municipal do Sal, e organizado pela editora Rosa de Porcelana, com curadoria do escritor português José Luís Peixoto.

O evento juntou na ilha do Sal dezenas de escritores, tradutores, jornalistas e investigadores, que debateram e refletiram sobre o alargamento dos cânones literários, visibilidade às várias literaturas dos países, com o objetivo de inscrever Cabo Verde na rede internacional da Literatura-Mundo.

O festival, que promove também o diálogo e a interação entre participantes e lançamentos de livros, pretende igualmente associar a cultura e a literatura à promoção da ilha como destino turístico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório