Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Música, vinhos e marchas nos santos populares em Reguengos de Monsaraz

Uma feira de vinhos com a participação de mais de 20 produtores nacionais, concertos, atividades desportivas e marchas populares são destaques das Festas de Santo António, em Reguengos de Monsaraz (Évora), a partir de sexta-feira.

Música, vinhos e marchas nos santos populares em Reguengos de Monsaraz
Notícias ao Minuto

11:45 - 07/06/18 por Lusa

Cultura Santo António

Os festejos em honra do padroeiro local vão decorrer no Parque de Feiras e Exposições da cidade, até à próxima quarta-feira, e são promovidos pela câmara municipal.

A 4.ª edição da feira ViniReguengos, que vai ter lugar entre sexta-feira e domingo, é um dos pontos altos das celebrações e vai permitir apreciar vinhos de mais de 20 produtos nacionais, revelou hoje o município.

O certame, segundo a organização, inclui outras atividades, como sessões de 'showcooking', com os 'chefs' Vítor Costa e Maria Correia, colóquio sobre a cultura do vinho e o consumo responsável e moderado desta bebida pelos jovens, visitas profissionais, 'workshop' de iniciação à prova de vinhos e uma prova de vinhos da região de Lisboa.

Nas Festas de Santo António, segundo a autarquia, a música é outro dos principais "ingredientes", com a "banda sonora" a arrancar, na sexta-feira, às 22h30, com Ana Bacalhau, a vocalista do grupo Deolinda que, em Reguengos de Monsaraz, vai apresentar o seu primeiro disco a solo, intitulado "Nome Próprio", lançado no final de 2017.

Um espetáculo com a cantora Aurea e a atuação de Pete Tha Zouk, "um dos mais requisitados e bem-sucedidos DJ portugueses", são os atrativos da noite de sábado, enquanto, no domingo, vão ouvir-se músicas de Bárbara Bandeira e do cantor Miguel Azevedo.

O programa musical de segunda-feira à noite vai ser protagonizado pelo espetáculo 'Encontros', para o qual a fadista Dora Maria convidou Fernando Pereira e Ana Lains, decorrendo ainda o baile de Santo António e a atuação do grupo Sons e Tons.

A atuação da banda Função Públika (terça-feira) e o espetáculo 'Santo António a Cantar' (quarta-feira), com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e os convidados Pedro Mestre, Celina da Piedade, Vitorino, Janita Salomé e Pedro Calado, são os outros destaques musicais das comemorações.

As tradicionais marchas populares de Santo António, com grupos de crianças e de adultos, vão desfilar e atuar nas noites de terça e de quarta-feira.

A programação inclui também uma corrida de toiros, na Praça José Mestre Batista, no domingo, com os cavaleiros Pablo Hermoso de Mendonza, João Moura e João Moura Caetano, assim como com os forcados de Monsaraz e de Montemor-o-Novo, que vão pegar exemplares da ganadaria Maria Guiomar Cortes Moura.

Uma prova equestre, a Final da Taça Nacional de Sub-16 masculinos em basquetebol, a prova 'Color Run em Família', um passeio e uma prova de perícia de motas clássicas, desfile de fanfarras de bombeiros voluntários pelas ruas da cidade, atuações de DJ, dança e espetáculo pirotécnico são outras das iniciativas incluídas nas festas, em cujo recinto o público pode encontrar tasquinhas e bares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório