Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

'Abstinência de Purpurina': O monólogo de uma brasileira em Portugal

'Abstinência de Purpurina', a primeira encenação do Coletivo Casa, é apresentado em Lisboa nos dias 7, 8 e 9 de junho, na Galeria Monumental.

Notícias ao Minuto

08:00 - 09/05/18 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Teatro

A Galeria Monumental, em Lisboa, vai receber em junho duas estreias numa só peça. 'Abstinência de Purpurina' é o espetáculo inaugural do Coletivo Casa e, ao mesmo tempo, a estreia da atriz que o interpreta, Roberta Preussler. A peça será apresentada nos dias 7, 8 e 9.

Escrito pela dramaturga portuguesa Cátia Faísco, o monólogo nasceu precisamente do "encontro artístico de Cátia com a atriz brasileira Roberta Preussler".

Preussler, que vive em Lisboa há dois anos, esclarece que o trabalho ganhou forma através de um conceito de criação artística chamado 'autoficção'.

"Abstinência de Purpurina é um espetáculo que propõe uma reflexão à volta das projeções que fazemos acerca de nós próprios. Nosso objetivo central é explorar o conceito de autoficção na cena contemporânea e a sua potencialidade estética. A partir daí, o espetáculo questiona o real, aproximando o palco do quotidiano e tornando aquilo que é ordinário em extraordinário", explica Roberta Preussler, através de comunicado enviado à redação.

"Veiculando uma interação não participativa com o público, 'Abstinência de Purpurina' gira em torno daquilo que projetamos no outro e de como essa fórmula apresenta, não invariavelmente, a reflexão daquilo que somos", acrescenta Cátia Faísco.

Saiba mais sobre o Coletivo Casa aqui e sobre 'Abstinência de Purpurina' aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório