Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Arrendamento Viver sozinho é um luxo? Arrendar um...

Viver sozinho é um luxo? Arrendar um estúdio custa o dobro de um quarto

As diferenças entre arrendar um quarto ou um estúdio são "bastante significativas", uma vez que a "privacidade de um estúdio acaba por sair duas vezes mais cara".

Viver sozinho é um luxo? Arrendar um estúdio custa o dobro de um quarto

Viver sozinho pode ser um verdadeiro luxo, já que arrendar um estúdio custa, em média, o dobro de um quarto, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo idealista. 

"Arrendar um estúdio ou um quarto numa casa partilhada é um dos dilemas enfrentados por muitas pessoas. As diferenças económicas entre os dois são bastante significativas ​​sendo que a privacidade de um estúdio acaba por sair duas vezes mais cara", pode ler-se num comunicado enviado ao Casa ao Minuto

De acordo com dados da plataforma de imobiliário, a renda média de um quarto em Portugal no mês de outubro situava-se nos 310 euros, face aos 625 euros necessários para arrendar um estúdio, ou seja, 102% mais caro.

"Ambos os produtos imobiliários ficaram mais caros nos últimos três anos, embora o crescimento tenha sido mais intenso no caso dos quartos (que ficaram 32% mais caros) do que nos estúdios (com um aumento de 14%)", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Segundo o idealista, a maior diferença de preço entre quartos e estúdios verifica-se no Funchal, onde os estúdios são 160% mais caros.

Segue-se Faro (125% mais caro), Santarém (123%), Castelo Branco (100%), Setúbal (93%), Vila Real (92%), Aveiro (92%), Lisboa (86%) e Braga (82%).

Por outro lado, as menores diferenças de preço encontram-se em Coimbra (os estúdios são 33% mais caros que os quartos), Porto (63%) e Leiria (65%).

O idealista sublinha, contudo, que "os quartos e os estúdios não são uma tipologia comum em muitas capitais de distrito portuguesas e, por isso, não foi possível obter dados estatisticamente fiáveis ​​em todas as capitais do país, impossibilitando a comparação das variáveis".

Leia Também: Renda média das casas aumenta em todas as tipologias, revela o Imovirtual

Campo obrigatório