Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Vai visitar uma casa à venda? Leve u...

Vai visitar uma casa à venda? Leve uma bola de golfe (sim, leu bem)

A verdade é que uma bola de golfe pode ajudar os proprietários e os potenciais compradores a descobrir problemas na habitação. Como? Ora veja.

Vai visitar uma casa à venda? Leve uma bola de golfe (sim, leu bem)

A verdade é que existem algumas anomalias em casa que nem o proprietário, nem o possível comprador, conseguem ver a olho nu. Enquanto alguns desses problemas acabam por ser pequenos, outros poderão ser o sinal de um contratempo bem maior. Mas como estar atento a problemas difíceis de detetar? Tente colocar uma bola de golfe no bolso antes de ir para a sua próxima visita a uma casa à venda, responde o Apartment Therapy.

Stacey Fulton, agente imobiliária em Toronto, partilhou recentemente um vídeo que ilustra todas as formas como uma bola de golfe pode ajudar os proprietários a descobrir potenciais problemas com a sua nova casa, escreve a plataforma especialista em soluções para a casa. Como? Ora veja.

Uma bola de golfe pode dizer-lhe muito sobre como sua casa foi construída

Quando chegar à casa que está a visitar, coloque a bola de golfe no chão e veja para onde desliza. Se rolar muito depressa, saberá que o chão está inclinado e que isso poderá significar alguns problemas.

Usar uma bola de golfe para verificar a inclinação de diferentes áreas da casa pode dizer-lhe coisas como se a água corre em direção à fundação da habitação, ou se o ralo no chuveiro ou banheira está embutido o suficiente para esvaziar corretamente.

"Não só pode revelar problemas de água para áreas exteriores, mas também coisas como bancadas, prateleiras embutidas, lareiras e, provavelmente, muitas outras áreas com uma ligeira instalação fora de nível", dá conta Trent Paino, proprietário da HouseMaster da Heartland.

Note que problemas com declives e nivelamento podem levar a questões como possível assentamento de fundações, danos no sistema de molduras de piso, ou lajes de betão irregulares, escreve a plataforma.

Superfícies irregulares podem ser preocupantes, mas nem sempre são motivo de alarme

Contudo, nem todas as questões com inclinação são um sinal de que algo está errado, salienta o Apartment Therapy. No entanto, Paino afirma que há casos em que pode querer fazer o mesmo que a bola e rolar dali para fora.

Por exemplo, se descobrir algo de grande impacto, com um preço elevado para reparar, ou algo que possa impedir o vendedor de pagar a correção no momento da transação de venda, talvez queira continuar a sua busca domiciliária. "Resume-se sempre ao custo que vai custar e quem está disposto ou capaz de pagar por isso", reforça. 

Alguma questão? Devia falar com o seu inspetor

Em suma, a bola de golfe pode ser usada como uma experiência visual para mostrar o que um inspetor doméstico especializado é capaz de ver com os seus próprios olhos, explica Paino. É um bom argumento para ter certeza de que assiste sempre à inspeção da casa. "A maior coisa que um comprador pode fazer é simplesmente aparecer."

Leia Também: Para onde mais 'olham' as visitas, quando vão a sua casa?

Campo obrigatório