Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Tem aranhas ou teias em casa? Aprend...

Tem aranhas ou teias em casa? Aprenda a saber lidar, segundo especialista

A verdade é que não há uma maneira de eliminar as aranhas da sua habitação. Por isso, fique a par de algumas dicas para conhecer estes seres de oito patas, as suas teias, e qual a melhor maneira de lidar com os dois em casa.

Tem aranhas ou teias em casa? Aprenda a saber lidar, segundo especialista
Notícias ao Minuto

14:01 - 24/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Teias de aranha

Quando limpamos mais profundamente a nossa casa, o mais provável é encontrar uma ou outra teia de aranha no canto do teto. Isto porque algumas espécies de aranhas gostam dos grandes interiores, onde vivem felizes e se reproduzem, afirma Matt Betone, do programa de extensão em Entomologia na Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos EUA. Ainda assim, caso veja alguma a passear pela sua casa, não deverá matá-la, pois capturam pestes inconvenientes e até insetos que transmitem doenças, como os mosquitos.

Por isso, o Apartament Therapy conversou com Rod Crawford, especialista em aracnologia do Museu Burke da Universidade de Washington, para conhecer as aranhas, as suas teias, e qual a melhor maneira de lidar com os dois lá em casa

Chamamos-lhes 'teias de aranha', mas há muitos tipos de teias de aranha

A primeira coisa a ter em consideração é que nem todas as teias de aranha são na verdade teias de aranha, começa por revelar o especialista. Isto porque vários tipos de aranhas fazem diferentes tipos de teias, e cada uma delas tem as suas próprias nuances. Por exemplo, há cerca de 30 tipos diferentes de teias de aranha nos EUA. 

Se a teia estiver empoeirada, as aranhas já se foram embora

Deverá sempre olhar primeiro para a teia antes de tomar quaisquer medidas. "Se a teia está empoeirada, as aranhas poderão ter ido embora", revela Crawford. Mas, "se a teia parece limpa, poderá estar-lhe a causar um problema." Isto porque caso queira destruí-la, opte antes por movê-la primeiro e esperar que esta crie outra casa num lugar menos visível, sugere o especialista.

Mova a aranha de sitio e encoraje-a a criar uma teia noutro lugar

Geralmente, as aranhas escolhem os locais com base onde podem obter comida mais rapidamente. "Mas se a aranha for movida (de sítio), provavelmente tentarão fazer uma nova teia", revela Crawford. Por isso, a ideia é mover a aranha para outro local interior.

Contudo, há uma exceção. As aranhas que fazem teias estilo espigões, funil ou de folhas precisam de viver dentro da casa. Já as que fazem teias de esferas não são realmente aranhas caseiras, ou seja, podem ir lá para fora, sustenta o especialista. 

Tente tratar as aranhas como colegas de quarto

A verdade é que não há uma maneira de eliminar as aranhas da sua casa, escreve o Apartment Therapy. Pode não ser a notícia que queria ouvir, mas a menos que viva num apartamento bem acima do solo, deverá habituar-se a estes seres de oito patas que poderão estar em lugares que não vê. "Muitas aranhas vivem em espaços como na parede ou no chão", salienta Crawford. "Não pode vê-los, mas vão estar lá de qualquer maneira."

Leia Também: Como prevenir o aparecimento de formigas e moscas em casa?

Campo obrigatório