Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Conselhos Como prevenir o aparecimento de form...

Como prevenir o aparecimento de formigas e moscas em casa?

Perceber o modo de funcionamento dos insetos que mais frequentemente invadem a casa, ajuda a compreender o que devemos fazer para evitar a sua presença. Tome nota

Como prevenir o aparecimento de formigas e moscas em casa?
Notícias ao Minuto

09:18 - 10/08/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Insetos

A verdade é que ninguém gosta de ver a sua casa invadida por insetos, sobretudo nas áreas de armazenamento e confeção dos alimentos. Mas não pense que isso acontece porque tem um problema em casa. De acordo com o Ekonomista, estes insetos são atraídos pelos aromas e as propriedades açucaradas dos alimentos. Algo que acaba por ser comum em todas as habitações. E agora com a chegada dos dias mais quentes do ano, pior.

Segundo a plataforma, o clima quente e húmido faz com que estes insetos procurem novos locais de repouso e as cozinhas são um alojamento bastante apelativo. Mas como prevenir o seu aparecimento?

Para o Ekonomista, perceber o modo de funcionamento dos insetos que mais frequentemente invadem a casa ajuda a compreender o que devemos fazer para evitar a sua presença. Ora veja.

Mosca

Alimentos como a carne, fruta, legume, verdura e outros frescos devem ficar no frigorífico ou congelador, guardados em recipientes. Assim, as moscas não pousam nos alimentos nem os assumem como seus.  

Mosquito

Não tenha nenhum reservatório de água parada em casa, alerta o Ekonomista. Mais ainda, faça a higienização dos pratos das plantas, limpe as calhas dos esgotos e tubos de água e, para evitar que entrem dentro de casa, pode recorrer a redes mosquiteiras e à aplicação de protetor na pele.

Formiga

Com as formigas deverá ter extremo cuidado com os alimentos abertos, deixados sem vigilância. Até mesmo as migalhas são suficientes para se tornarem num verdadeiro banquete para formigas.

Inseticidas caseiros: Para grandes males, grandes remédios

Além os inseticidas químicos, saiba que pode contar com algumas soluções caseiras para mitigar esta praga lá em casa. Segundo o Ekonomista, para afastar os insetos indesejados da sua casa pode recorrer:

  • Ao cravo da índia e limão: Espete cravos em gomos de limão, sugere a plataforma. A conjugação dos cheiros destes dois ingredientes funciona como um sinal químico negativo que afasta alguns insetos;
  • Água, álcool e cravo da índia também é uma boa opção: Basta misturar 145 ml de álcool, 50 ml de água e 5 gramas de cravo, deixar apurar durante três dias e utilizar a mistura para limpar a banca;
  • A água, álcool e arruda também ajuda: É só seguir as dosagens da solução anterior e, caso não tenha arruda, substitua-a por especiarias como a pimenta ou a canela;
  • Também tem o louro, eucalipto, manjericão: Num pequeno saco de pano, de preferência com pequenos buraquinhos, coloque folhas de louro, manjericão e eucalipto, explica o Ekonomista. Depois, resta-lhe distribuir estes sacos pelos armários e gavetas, para garantir que as formigas não se aproximam.

Leia Também: Saiba como se livrar de uma vez por todas dos insetos em casa

Campo obrigatório